Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços
Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços – Surgida na 2ª Guerra Mundial, em território estadunidense, a modalidade de terceirização apresentou-se como uma solução para a contratação de trabalhadores de forma mais rápida, aumentando a produção, o que, no momento, era crucial.
Inaugurada no Brasil na década de 1990 com a finalidade de abater custos, as empresas contrataram, seguindo esta modalidade, trabalhadores para preencher as funções de serviços gerais ou mesmo segurança, o que ainda é comum atualmente. Esta modalidade é garantida por Lei e utilizada pelos governos federal, estadual e municipal, possuindo como vantagens para a empresa contratante a redução de custos com contratos, permitindo investimentos em sua atividade-fim, e, para a contratada, uma maior mobilização para o crescimento da própria empresa.
Desvantagens
Como pontos negativos para a empresa contratante, pode-se apresentar a dificuldade para encontrar uma parceria ideal, riscos de não-cumprimentos de contratos. Já para a empresa contratada, a dependência de seus maiores clientes o custo da manutenção e encargos trabalhistas pode dificultar a manutenção da modalidade.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.