Tratamento para alergia alimentar
Saiba mais sobre o tratamento para alergia alimentar. A alergia alimentar é um mal que atinge milhares de brasileiros, e que pode até levar à morte. No entanto, o diagnóstico preciso é capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de vida do paciente, e oferecer opções para uma alimentação saudável e tranquila.
Alergia alimentar
A alergia alimentar é resultado de uma resposta anormal do organismo a algumas proteínas encontradas nos alimentos. O problema pode ocorrer em qualquer fase da vida. Nas crianças é causado pela imaturidade do sistema imunológico, e por isso muitas vezes os sintomas desaparecem com o passar dos anos. Alguns alimentos estão no topo da lista, sendo responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.
Sintomas
Muitas pessoas possuem alergia a determinados alimentos sem sequer saber, e só descobrem o problema após passar mal inúmeras vezes com os sintomas. Os sintomas sofridos podem ser bastante graves, como diarréias, vômitos, urticárias, inchaço dos olhos e da boca, problemas respiratórios e reações anafiláticas que levam à morte.
Tratamento
É fundamental procurar um médico especialista para o diagnóstico preciso, já que os sintomas são comuns a outros problemas também. Após o diagnóstico, um nutricionista pode acompanhar o caso, e formular uma dieta segura e sem deficiências, mantendo a qualidade de vida do paciente.
Leia também:
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.