Sugestões de atividades para comemorar o dia do estudante

Sugestões de atividades para comemorar o dia do estudante

Encontre aqui algumas sugestões de atividades para professores comemorarem o Dia do Estudante com seus alunos. As dicas são para aulas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais) e Ensino Médio.

Educação Infantil

Atividades para colorir

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Basque-Passe:

Participantes: 2 equipes compostas por 10 componentes cada

Material: 2 bolas de basquete
Preparação:
Os professores escolherão os participantes para atividade; por sorteio, a ordem de jogada dos grupos será efetivada;

Os professores coordenadores de cada equipe organizarão duas filas indianas de frente a

cada tabela de Basquete da quadra;

Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através do serviço de som as regras do jogo.
Jogo:

Do início da fila, a bola deverá ser passada para trás por cima da cabeça de cada participante, um a um, sem que eles se virem. Ao final da fila, a bola deverá retornar para frente passando

entre as pernas de cada participante.

Em qualquer uma das situações, se a bola cair no chão, deverá retornar ao jogo no lugar que ela caiu.

Ao chegar ao começo da fila, a bola deverá sem arremessada pelo jogador da frente na cesta de basquete.

Convertendo ou não, o mesmo recolherá a bola, entregará ao jogador seguinte e vai para trás da fila.

Começa tudo de novo até todos os componentes terem arremessado a bola.
Duração do jogo:

O término de uma rodada;
Final do Jogo:

Vencerá a equipe que, ao terminar a rodada, tiver convertido o maior número de cestas.

Cabo de Guerra:
Participantes: 2 equipes compostas por número igual de componentes.
Material:

1 corda grossa e longa.
Preparação:
A ordem de jogada dos grupos será decidida por sorteio;
Os professores coordenadores de cada cor organizarão os dois grupos. Cada grupo deverá segurar em cada extremidade da corda, que deverá estar dividida meio a meio em lados opostos da quadra;
Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através do serviço de som as regras do jogo.
Jogo:

Ao sinal do apito, cada grupo deverá puxar com força a corda para o seu campo.
Duração do Jogo:

O tempo que a equipe levar para trazer o grupo oponente para o seu lado da quadra;
Final do Jogo:

Vencerá a equipe que conseguir trazer todo o grupo oponente para o seu território na quadra.

Passe-Repasse:
Participantes: 10 alunos em cada grupo.
Materiais:

1 prato, 1 bola e 1 apito.
Preparação:

Serão escolhidos 10 participantes de cada grupo para o jogo, havendo na equipe alunos representantes de cada série.
Jogo:

Faz-se 2 filas indianas com os 10 participantes de cada grupo, que vão se sucedendo de forma que, em cada bateria de 10 perguntas, cada um responda a uma delas.
1. Os dois jogadores da vez se posicionam de pé um em frente ao outro, com as mãos para trás;
2. Ao sinal do apito, o jogador que primeiro pegar a bolinha tem a 2

3. Suponde-se que o jogador A pegou a bolinha, ele pode RESPONDER a pergunta ou, caso prefira, pode PASSAR a mesma para o jogador B;
4. O jogador B pode RESPONDER a pergunta, ou ainda REPASSAR a mesma novamente para o jogador A;
5. O jogador A será obrigado a RESPONDER a pergunta, mas terá um tempo de 15s para consultar os companheiros de jogo;
6. Cada ACERTO vale 1 PONTO para o time do jogador e cada ERRO vale 1 PONTO para o time adversário.
Duração do Jogo:

10 perguntas em cada rodada.
Final do Jogo:

Vencerá a equipe que, ao término da partida, tiver realizado o maior número de pontos.

Fute-Dupla:

Participantes: 2 equipes compostas por 9 componentes, num total de 18 participantes.
Material:

1 bola de Futsal e 8 fitas
Preparação:
Os professores coordenadores escolherão entre os alunos presentes os 18 participantes da atividade, dividindo-os em 2 equipes.
Os componentes de cada dupla serão presos com uma fita da cor do grupo.;
Ao mesmo tempo, serão explicadas a todos através do serviço de som as regras do jogo.
Jogo:

O jogo obedecerá às regras gerais do Futsal, com o objetivo maior de fazer gols sem que as duplas se desfaçam e que sejam respeitadas as regras de lealdade em campo.
No caso de ocorrer empurrões e/ou puxões de camisa serão marcadas faltas que, dependendo da gravidade e posição no campo, terão como penalidade a perca da posse da bola ou pênalti. A saída de bola do campo implica na perca de posse da mesma.
Duração do Jogo:

1 tempo de 10 minutos;
Final do Jogo:

Vencerá a equipe que ao término da partida tiver realizado o maior número de gols.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.