Semana Nacional de Conciliação 2012
Saiba como participar de Semana de Conciliação 2012.
A Semana Nacional de Conciliação (SNC) é uma iniciativa da justiça baiana que tem como objetivo solucionar processos judiciais através de acordos pacificos.
A solução pacífica de ações judiciais oferece muitos benefícios a todos os envolvidos: as partes encontram uma resolução (consenso) que agrada a ambos os lados de maneira rápida, já que alguns processos podem durar anos na justiça até serem julgados definitivamente.
Outro aspecto positivo é a diminuição de processos tramitando, o que facilita o trabalho dos tribunais de justiça do estado.
O cadastro para participar do mutirão é rápido e fácil, confira abaixo maiores informações:
Semana Nacional de Conciliação – O que é?
Leia também:
A Semana Nacional de Conciliação (SNC) é uma ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), e busca ajudar pessoas que possuem processos tramitando na justiça e desejam resolve-los utilizando a conciliação.
De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, no ano de 2011, ocorreram 63 mil inscrições de interessados em participar da iniciativa, e apenas durante a Semana foram realizadas 48.964 audiências e formalizados 27.381 acordos de conciliação.
Como participar – Inscrições
No ano de 2012, a Semana Nacional de Conciliação ocorrerá no estado da Bahia durante os dias 5 a 14 de novembro.
As inscrições podem ser feitas via internet ou pessoalmente.
As pessoas que optarem pela inscrição virtual devem acessar a página eletrônica do Tribunal de Justiça e escolher a opção “Quero Conciliar”. É necessário preencher o cadastro com o nome completo de pelo menos uma das partes envolvidas, bem como o número do processo.
Pessoalmente, as inscrições devem ser feitas na unidade judicial em que a causa tramita, seja ela na capital ou interior, solicitando, por escrito, a inclusão na Semana nacional de Conciliação.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de setembro.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.