Riscos de usar lente de contato
Você usa lente de contato? Saiba quais os riscos e cuidados necessários.
As lentes de contato são uma maneira muito prática de corrigir os problemas de visão sem precisar usar óculos. Além disso, muitas pessoas utilizam também para mudar a cor natural dos olhos.
Seja pela estética ou praticidade, o fato é que o uso das lentes de contato deve vir acompanhado de alguns cuidados fundamentais para a saúde ocular.
Sérios danos à visão podem ocorrer quando a compra da lente de contato, bem como os posteriores cuidados com a higiene não são respeitados. Confira a seguir algumas dicas importantes:
Leia também: Incontinência urinária – Sintomas, como tratar
Lente de contato – Riscos
Antes da compra de lentes de contato, um oftalmologista deve ser consultado para que avalie o paciente e todo o globo ocular, identificando se há algum possível sinal de risco.
As lentes de contato gelatinosas, por exemplo, podem alterar a fisiologia da córnea e provocar lesões. Isso porque a lente se adapta ao olho ao ser colocada, podendo ocorrer diminuição da oxigenação da córnea, causando alergias, conjuntivites e até úlceras.
Sendo assim, não compre lentes de contato em locais não especializados, que não exigem receita médica.
Após adquirir corretamente as lentes de contato, outro cuidado fundamental é a higiene durante o manuseio. É necessário ter as mãos sempre limpas ao colocar e tirar as lentes, além de fazer a assepsia correta das mesmas – conforme será indicado pelo oftalmologista – e depois guardá-las em local adequado.
Por fim, o oftalmologista deve ser consultado periodicamente. O profissional realizará exames para avaliar se a saúde ocular está em dia, e se o uso das lentes não causou nenhum prejuízo à visão.
Algumas lentes são ainda descartáveis, e o acompanhamento médico garante que sejam corretamente substituídas quando necessário.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.