Resumo da Guerra da Independência dos Estados Unidos
Veja resumo da Guerra da Independência dos Estados Unidos. Confira pontos sobre este acontecimento.
A Guerra da Independência dos Estados Unidos da América ocorreu entre os anos de 1775 e 1783, sendo também conhecida pelo nome de Guerra Revolucionária Americana.
De acordo com o portal Wikipédia, a guerra começou após assinatura do Tratado de Paris, que no ano de 1763 colocou ponto final na Guerra dos Sete Anos. No final do conflito, o território canadense foi incorporado pela Inglaterra.
Treze Colônias
No contexto do acontecimento, treze colônias começaram a ter conflitos seguidos com a Coroa Britânica, que iniciou maior exploração das áreas devido a altos gastros com a guerra, o que se constituiu de batalhas desfechadas contra o domínio inglês, durante a Revolução Americana de 1776.
Tendo como principal motor a burguesia colonial, o movimento, de ampla base popular, levou à Independência das Treze Colônias – os Estados Unidos da América – ato proclamado no dia 4 de julho de 1776.
Mais sobre as colônias
De acordo com o portal Sua Pesquisa, os Ingleses usavam as colônias para obter lucros, recursos minerais e vegetais que não estavam disponíveis na Europa. Havia também grande exploração metropolitana, o que era relativo a impostos e taxas cobradas dos colonos norte-americanos.
Entre as colônias citadas acima estão Massachusetts; Rhode Island; Nova Hampshire; Connecticut; Nova Jérsei; Nova Iorque; Virgínia; Pensilvânia; Delaware; Carolina do Norte; Carolina do Sul e Geórgia.
Colonização dos Estados Unidos
Os ingleses começaram a colonização do lugar no século XVII. Os espaços eram divididos entre Colônia do Norte e Colônia do Sul.
No Norte, a região era colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam de perseguições referentes à religião. A região era também chamada de Nova Inglaterra.
No Sul, colônias como Carolina do Norte e do Sul, Geórgia e Virgínia sofreram colonização alusiva à exploração. Exploradas pela Inglaterra, deviam seguir o Pacto Colonial. Eram fundamentadas no latifúndio, mão de obra escrava, monocultura e produção voltada à exportação para a metrópole.
Guerra dos Sete Anos
Entre os anos de 1756 e 1763, a guerra aconteceu entre Inglaterra e França, visando posso dos territórios da América do Norte. Teve a Inglaterra como vencedora.
Constituição dos Estados Unidos
A Constituição dos Estados Unidos ficou pronta no ano de 1787, fundamentada em fortes características Iluministas. A constituição garantia a propriedade privada, manteve a escravidão, optou por uma república federativa e defendia direitos e garantias do cidadão.
Veja mais sobre a Independência dos Estados Unidos
Quem quiser saber mais detalhes sobre os acontecimentos referentes ao processo de Independência Americana deve acessar Sua Pesquisa e Wikipédia.
Busca outras informações interessantes sobre os mais distintos assuntos? Então acesse também o espaço “Dicas”.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.