Requerimento de registro profissional online passo a passo
Mudanças à vista para quem quiser requerer o registro profissional. Processo terá sistema novo, pela rede.
De acordo com o portal do Ministério do Trabalho, a solicitação de registro profissional pela internet será iniciado no dia 29 deste mês, chegando a 20 estados.
O MTE inaugurará uma nova fase do Sirpweb, o Sistema Informatizado de Registro Profissional, permitindo solicitação online de registro.
Em sua primeira etapa, o sistema funcionará em estados como Alagoas, Acre; Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Novo sistema para requerimento de registro profissional
A ação, conforme profere o ministro Manoel Dias no portal, visa simplificar o acesso do cidadão a serviços realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, facilitando a vida dos trabalhadores, com funcionamento em breve em todo Brasil.
O programa piloto relacionado a este processo foi efetuado em caráter experimental no Distrito Federal, em novembro de 2012.
Em uma segunda etapa, a proposta deve atingir os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O Sirpweb se caracteriza por ser um sistema de gerenciamento e controle das informações dos registros dos profissionais em categorias regulamentadas por lei.
Tais categorias têm obrigação de cadastro no sistema para o desempenho de suas atividades. A ferramenta, assim, deve facilitar bastante este serviço.
- Veja também: ENEM 2014
Requerimento de registro profissional – Novidades
Entre as categorias às quais o MTE concede registro estão agenciador de propaganda; artista; atuário; arquivista; guardador e lavador de veículos; jornalista; publicitário; radialista; secretário; sociólogo; técnico de segurança do trabalho, técnico em espetáculos de diversões, técnico em arquivo e técnico em secretariado.
Com o uso do Sirpweb, as solicitações de registro poderão ser realizadas e acompanhadas pela rede.
Para o cadastro, o interessado deve informar seus dados e as informações referentes ao tipo de registro procurado.
Uma vez dispostos os dados, o sistema gerará um núcleo de solicitação. Este discriminará a documentação a ser protocolada na SRTE mais próxima, seguindo pelo acompanhamento online.
- Saiba mais detalhes a respeito do novo processo em MTE
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.