Reposição hormonal feminina – Prós e contras
Saiba mais sobre reposição hormonal feminina – prós e contras. Por volta dos 50 anos, a maioria das mulheres passam a sofrer com os sintomas da menopausa: ondas de calor, alterações de humor, insônia, diminuição da libido. A reposição hormonal pode significar o alívio destes sintomas, mas o tratamento também possui contra-indicações.
Menopausa e reposição hormonal feminina
A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher, que ocorre por volta dos 50 anos. Os principais sintomas, encontrados em 60% das mulheres, são: ondas de calor, sudorese noturna, insônia, alterações no humor, diminuição da libido, fadiga e ressecamento vaginal. Os desconfortos duram em média de 1 a 2 anos, podendo chegar a até 5 anos. O tratamento mais comum é a reposição hormonal, que é feita com o uso de estrogênio e progestagênio, ou substâncias que oferecem os mesmos resultados, como a tibolona e as isoflavonas. A reposição pode ocorrer via oral, transdérmica, adesivo ou gel, e transvaginal, com implantes ou spray.
Prós
- melhora do ressecamento da pele;
- melhora da lubrificação vaginal;
- normalização da libido;
- redução da queda dos cabelos e melhora da textura dos fios;
- diminuição da insônia;
- aumento da qualidade dos ossos.
Leia também:
Contras
- o tratamento é contra-indicado para mulheres com histórico familiar de câncer de mama;
- aumento do risco do câncer de útero, a menos que o tratamento inclua progesterona;
- aumento de peso causado pelo ganho de apetite e retenção de líquidos;
-
aumento do risco de câncer de mama caso o tratamento se estenda por vários anos.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.