Relacionamento aberto – O que é, dá certo?
Saiba mais sobre relacionamento aberto – o que é, dá certo?
O relacionamento aberto, uma modalidade cada vez mais comum de relacionamento amoroso, traz muitas dúvidas e estranhamento para a maioria das pessoas.
Nele, apesar de possuir um parceiro fixo, as partes podem ainda se relacionar com outras pessoas.
Especialistas em comportamento e relacionamentos possuem diferentes opiniões sobre o assunto, o fato é que a questão é realmente polêmica e intrigante.
Veja a seguir mais detalhes sobre este “namoro diferente”:
O que é relacionamento aberto?
O relacionamento aberto é uma modalidade de relação amorosa diferente da convencional. Nela, o casal acorda que, apesar de possuírem uma relação estável, cada uma das partes pode ter outros parceiros, inclusive sexuais, independentes.
Neste tipo de relação não existe exclusividade ou fidelidade, e sim um compromisso com o outro, lealdade.
Aqui não há traição, pois ambas as partes concordam e aceitam a situação.
Leia também: Como conquistar um homem
Relacionamento aberto funciona?
Sentimentos como ciúme e insegurança são muito naturais para os seres humanos, e eles podem ser um impedimento para este tipo de relacionamento.
Para alguns especialistas, a relação pode dar certo, contanto que o casal seja bastante desapegado e saiba lidar bem com o ciúmes. O consentimento de ambas as partes é fundamental para que não haja cobranças ou desrespeito.
Outros acreditam que o relacionamento aberto não funciona, e está fadado ao fracasso, pois se há a necessidade – ou vontade – de buscar algo fora do relacionamento estável é porque algo nele não vai bem e precisa ser modificado.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.