Que dia é o dia dos namorados no Brasil?
No Brasil, o Dia dos namorados é comemorado em 12 de junho. A data, que celebra o amor dos casais, varia de país para país. No entanto, o hábito de presentear o amado ou amada com objetos que simbolizem amor, carinho e amizade permanece na maioria deles.
Como surgiu a comemoração?
Existem muitas versões para explicar a comemoração do Dia dos Namorados ou, como também é chamado, Dia de São Valentim.
Uma das histórias, que vem da Idade Média, conta que um imperador da época, Carlos II, proibiu que se realizassem casamentos durante períodos de guerra, por acreditar que assim os soldados lutariam melhor e se dedicariam melhor aos combates.
No entanto, desobedecendo tais ordens, o bispo Valentim celebrava casamentos escondidos. Ele acabou sendo descoberto e condenado à morte. Porém, enquanto estava preso esperando pela sentença, muitos jovens enviaram bilhetes à prisão endereçados ao bispo Valentim com mensagens de que continuavam acreditando no amor.
Na prisão, antes da execução, o bispo Valentim acabou se apaixonando por uma jovem cega, filha de um carcereiro. Diz a lenda que ele a curou, devolveu sua visão, e que antes de morrer deixou um bilhete para ela assinando como “seu namorado” ou “de seu Valentim”.
Sua morte ocorreu em 14 de fevereiro, e em alguns países, como Estados Unidos e Portugal, neste dia é celebrado o Dia dos Namorados.
Dia dos Namorados no Brasil
No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado na data de 12 de junho por ser um dia antes do Dia de Santo Antônio, comemorado em 13 de junho. O santo tem fama popular de ser casamenteiro.
A data foi introduzida no Brasil por comerciantes, que acreditaram que a comemoração que ocorria em outros países poderia ser boa para seus negócios brasileiros.
Apesar de tantas histórias sobre a origem da data, hoje ela já é consolidada como um dia para comemorar o amor dos casais e de dar presentes românticos.
Acesse Dicas e leia mais matérias como esta.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.