Quando fazer o ultrassom 3D ou 4D na gravidez
O ultrassom é parte da rotina das mamães, que estão sempre acompanhando para saber como está a sua saúde e principalmente a do bebê. Com quanta tecnologia e informação acessível, agora estão cada vez mais fáceis ver e obter fotos do bebe ainda na barriga, e isso é possível através da ultrassonografia 3D e 4 D.
Diferença entre o ultrassom 3D e 4D
Com essa nova tecnologia além de ver todo o rosto e partes do bebe em detalhes permitido pela tecnologia 3D, agora também é possível ver uma quarta dimensão que é o bebe em movimento através da tecnologia 4D. Essas tecnologias permitem ver o bebe coberto de pele, observando os formatos de cada parte do seu rosto, incluindo o nariz.
A tecnologia tradicional permite ver além da pele, principalmente a parte dos órgãos e ossos dos bebes. Alguns médicos acreditam que essa nova tecnologia é útil para ver se há alguma anormalidade externa no bebe, como por exemplo, lábio leporino.
Quanto custa fazer um ultrassom 3D e 4D : O preço pode variar e depender exclusivamente de cada clínica. Geralmente os convênios não cobrem esse tipo de procedimento e costuma ser um pouco mais caro que a tradicional. A média em geral de preço está em torno de R$ 150,00 e R$ 300,00. Algumas clínicas oferecem um brinde como, por exemplo, uma foto em 3D, confirme antes se isso está incluindo no valor pago.
Quando fazer o ultrassom 3D e 4D : A melhor época para conseguir ver melhor o bebe é a partir da 26° semana até a 30° semana, quando o bebe passa a ter um pouco mais de tecido adiposo, possibilitando visualizar melhor o rosto e cada parte do seu corpo.
Qualidade da imagem
As imagens não têm uma qualidade excelente, mas dá para ter uma noção de como será o rostinho do seu bebê, a prova disso são as fotos que as mamães costumam colocar ao lado do ultrassom para comparar. A qualidade também vai depender de diversos fatores, incluindo a posição da criança, do cordão umbilical e a camada de gordura da barriga da mãe.
Como se forma a imagem em 3D e 4D
Os médicos utilizam um equipamento que é ligado a um programa de computação gráfica em três ou quatro dimensões que permite observar o bebe em vários ângulos, observando cada parte do seu corpo, incluindo o sexo do bebe. Algumas vezes é possível observar a criança abrindo os olhos, boca, chupando o dedo e mexendo os braços e pernas. ( Quer sugestão de lembrancinha para maternidade? Veja aqui como fazer cupcake de toalha).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.