Qual o Melhor Tecido para Artesanato
Para escolher qual o melhor tecido para artesanato você deve decidir antes que tipo de artesanato você quer fazer.
Há tecidos planos (que não esticam) e tecidos elásticos. Entre os tecidos que esticam há muita variedade, mas não tanto como entre os tecidos planos, onde a variedade de estilos é bem maior. A primeira escolha é sobre a elasticidade do tecido, se você precisa ou não. Por exemplo: para fazer acessórios, seja bijoux ou acessórios para cabelo, os tecidos elásticos são mais práticos para o dia a dia, porém é possível usar os tecidos planos para detalhes destes acessórios. Já para colagens, os tecidos planos e, de algodão, são os mais indicados por aderirem melhor à superfície e garantirem superfície mais plana, se você escolher os mais fininhos.
Tipos de Tecido para Artesanato
Os tecidos de algodão são mais fáceis de serem lavados e de trabalhar com eles. Entre os tecidos de algodão há o tecido tricoline, que é o mais usado em artesanatos, pois este tipo de tecido possui uma grande variedade de cores e estampas.
O tecido algodão cru também é bastante usado em artesanato, porém ele amassa muito e se você for fazer peças que são lavadas constantemente, como caminhos de mesa, saiba que vai ter muito trabalho para passar a ferro nas primeiras vezes. O tecido americano cru é uma variação mais sofisticada do algodão cru, mas segue o mesmo estilo e também amassa.
O tecido piquet também é de algodão e muito usado em artesanato para bebês, por sua delicadeza e suavidade.
Veja ainda: Tipos de Pincéis para Artesanato.
Outro tecido indicado para artesanato para bebês ou para artesanatos que fiquem em contato com a pele é o tecido percal, também de algodão, que também é delicado e macio.
Você também encontra o tecido sarja e o tecido brim em versão 100% algodão, eles são bem grossos e indicados para artesanatos que precisem de resistência.
O tecido jeans também é de algodão, é bem fácil de ser trabalhado, porém proporciona um visual mais rústico para as suas peças.
Entre os tecidos sintéticos destacam-se o tecido oxford, que é resistente e fácil de ser manejado. O oxford pode ser encontrado na versão com elastano, que estica um pouco.
O TNT (tecido não tecido) é sintético e bem simples, indicado para artesanatos mais simples ou para detalhes.
O feltro também é considerado tecido e você pode fazer artesanatos inteiros com o feltro ou usá-lo como detalhes ou acabamentos.
A seda e o cetim também são usados em artesanatos e são indicados para peças que pedem brilho e sofisticação. O cetim é sintético.
O tecido malha pode ser encontrado na versão 100% algodão e na versão sintética. As malhas de algodão são mais indicadas para artesanatos que vão ficar em contato com a pele, por terem toque macio.
Qual o Melhor Tecido para Artesanato
Agora que conheceu os tecidos mais tradicionais para artesanatos, decida o artesanato que vai fazer e qual o melhor tecido para artesanato que vai confeccionar.
Para fazer decoupage o tricoline é perfeito, pois é fino e a superfície fica bem lisa ao final do trabalho. Mas se quiser uma superfície com relevo, use tecidos mais grossos.
Os tecidos de algodão são mais fáceis de costurar, pois não escorregam. Já a seda e o cetim exigem muitos alfinetes para costura, para segurar as partes, para garantir costura reta, pois eles escorregam muito quando você está costurando-os.
Veja ainda: Melhor Tipo de Cola para Trabalhar com Feltro.
20 Ideias de Artesanatos com Tecidos e Retalhos
Você pode fazer uma infinidade de artesanatos com tecidos e, principalmente, com os seus retalhos. Nunca jogue fora retalhos de tecidos, pois além de não ser sustentável, você vai perder dinheiro. Mesmo os pedacinhos bem pequenos de tecidos podem ser costurados juntos e virar um tapete ou capa de caderno, por exemplo. Veja a seguir as fotos de artesanatos com tecidos e com retalhos de tecidos.
Assista ao vídeo do canal da Dayse Costa e confira como aproveitar retalhos de tecido. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal da Dayse Costa.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.