Qual a cortina ideal para cada ambiente da casa
As cortinas são muito mais do que simples artefatos de pano utilizados para evitar a claridade em um determinado ambiente. Com a enorme oferta de modelos, tecidos e cores existentes no mercado hoje, elas tornaram-se mais um componente da decoração.
Veja a seguir como escolher corretamente a cortina ideal para o espaço que você possui em sua casa:
Leia também: Tendências para o verão 2014
Como escolher a cortina certa? Veja dicas
O primeiro passo antes de escolher a cortina ideal é saber que sensação ou conceito você pretende garantir ao ambiente que vai recebê-la: modernidade, sofisticação, elegância ou aconchego?
Para um cantinho bastante aconchegante o indicado são as feitas com fibras naturais. Elas podem ser grandes e com excesso de tecido. Já as cortinas de seda garantem modernidade e sofisticação. Outra opção são as persianas, práticas e minimalistas.
Quanto à cor, as neutras são indicadas quando se deseja que elas sejam coadjuvantes, e não chamem muito a atenção. Se você muda sua decoração com frequência, os tons preto, cinza, bege e off-white também podem ser os ideais.
Em relação ao tamanho, o mais comum é que elas sejam compridas e que cheguem até o chão. Decoradores dizem que a barra pode receber um tecido diferente, que suje menos, caso esta seja uma preocupação. Além disso, cortinas com duas camadas – a principal e o forro – fazem mais bonito, ficam mais encorpadas e melhor adaptadas aos diversos espaços possíveis.
Ao contrário do que muitos pensam, os trilhos não precisam ficam escondidos. Existem modelos de madeira ou plástico muito modernos. Se preferir não evidenciá-los, faça uma capa como se fosse continuação da cortina.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.
Parabens, Ta td lindo…o maior bom gosto.