Programa Adolescente Aprendiz – Formação profissional do MP
Conheça melhor o Programa Adolescente Aprendiz – Formação profissional do MP.
Nesta quarta-feira (22) foi lançado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o Programa Adolescente Aprendiz, que oferecerá formação profissional gratuita para jovens entre 14 e 17 anos que tenham cumprido medidas socioeducativas e que façam parte de famílias com baixa renda.
Os jovens serão acompanhados por Assistentes Sociais, que oferecerão apoio durante esta fase de reinserção social.
Veja a seguir mais informações para o programa:
Programa Adolescente Aprendiz – Como funciona?
O Programa Adolescente Aprendiz tem como objetivo inserir socialmente adolescentes carentes que já tiveram problemas com a justiça e cumpriram medidas socioeducativas, estando em atual situação de liberdade assistida ou semiliberdade.
A proposta pretende promover o amadurecimento desses jovens, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, bem como qualifica-los e ensinar a eles uma atividade profissional.
Os adolescentes terão remuneração a partir de um salário mínimo, sendo que 2% do total serão destinados ao FGTS. A formação será oferecida pelos serviços nacionais de aprendizagem e entidades sem fins lucrativos inscritas no programa.
Leia também:
Requisitos para tornar-se um Adolescente Aprendiz
Enquadram-se no programa jovens que cumpriram medidas socioeducativas e que façam parte de famílias com renda per capita inferior a dois salários mínimos, além de estarem matriculados a partir do 5º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Os adolescentes devem ter idade entre 14 e 17 anos.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.