Planos de saúde suspensos – Veja quais são
Você é usuário de plano de saúde? Então saiba quais serão os planos suspensos pelo governo a partir desta semana.
Nesta sexta-feira – 05 de outubro – entrará em vigor a suspenção referente à comercialização de 301 planos de saúde por todo o país. Os planos punidos pertencentes a operadoras que não cumpriram o prazo máximo determinado para o agendamento de exames, consultas e cirurgias.
A medida tem como objetivo garantir melhores condições e atendimento aos usuários que recorrem á saúde particular justamente para não enfrentarem longas filas de espera.
De acordo com o Ministro da Justiça, Alexandre Padilha, e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, fica estabelecida a proibição da comercialização dos planos até que as operadoras regularizem os problemas.
Quais os planos de saúde suspensos?
Em todo o país, foram suspensos 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras. Sendo assim, as operadoras ficam proibidas a partir desta sexta-feira (5), de comercializar novos planos.
Os planos que foram proibidos representam cerca de 10% do total de planos ligados a saúde.
A lista de todas as 38 operadoras e os 301 planos suspensos já foi divulgada e pode ser conferida no site da ANS.
A medida é recente?
Cerca de 30 operadoras estavam desde o mês de julho proibidas de comercializar mais de 200 planos de saúde. O que ocorreu foi que estas operadoras foram reincidentes, ou seja, novas irregularidades foram constatadas na terceira fiscalização que monitora a área privada da saúde neste ano. Após a nova vistoria outras operadoras e planos foram incorporados à lista de suspensão.
A medida de suspenção da comercialização dos planos de saúde pagos é recente, tendo entrado em vigor neste ano. A ANS prevê fiscalizar o setor e punir as operadoras que desrespeitarem o direito do consumidor.
Leia também: Calendário eleitoral 2012 – TSE
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.