Namoro no trabalho – Certo ou errado, como agir
Namorar alguém do trabalho pode ter o lado bom ou ruim, que muita gente fica em dúvida é sobre como agir nessas situações, por isso resolvemos selecionar algumas dicas para ajudar nossos leitores que enfrentam essas dificuldades. Antes de tudo conheça a política da empresa, pois algumas não aprovam esse tipo de conduta, outras pelo contrario até apoia que os profissionais tenham um relacionamento.
Como agir no ambiente de trabalho quando existe um relacionamento amoroso
A maior preocupação das empresas é que o namoro não prejudique o desempenho dos profissionais, por isso algumas chegam a inserir essa informação no código de conduta interna. Não há nenhuma restrição que seja legalizada pela CLT em relação a esse tipo de relacionamento.
Caso aconteça jamais deixe que o relacionamento pessoal e profissional se torne um único envolvimento dentro da empresa, pois isso é o que mais as empresas temem. É difícil um ser humano conseguir ser totalmente profissional quando está próximo do namorado, por isso algumas empresas prefere que isso não ocorra. Outro fator é o fato dos dois precisarem faltar em casos de falecimento, nascimento entre outros compromissos pessoais.
No caso das férias ela até pode ser solicitado para a empresa dentro do mesmo período, porém segundo a CLT a empresa não se obriga a isso, mas pode confirmar desde que não resultem em prejuízo para a mesma. Isso está no artigo 136 da CLT.
O comportamento do casal e uma das grandes preocupações no mundo corporativo. Brigas e problemas pessoais podem interferir no dia a dia e não deve acontecer, pois desgasta os demais funcionários envolvidos, principalmente quando um é subordinado ao outro. Dessa forma o resultado pode ser negativo perante a empresa.
Caso seja inevitável, tente ser discreto e evitar que o relacionamento ultrapasse os limites atrapalhando o profissionalismo. Pois até uma demissão pode acontecer caso ambos atrapalhem o fluxo do trabalho. Alguns casais que se envolvem no trabalho, costuma procurar outra opção no mercado, antes que o envolvimento atrapalhe a carreira de ambos.
O risco pode se grande, principalmente quando o relacionamento começa dentro do ambiente de trabalho, pois envolve sentimentos, poder, influencia e relacionamentos que podem prejudicar ambos. Já quando ambos são de departamentos distintos há uma chance de haver mais tranquilidade no dia a dia.
Gosta de se vestir bem no ambiente corporativo? Leia também sobre as Dicas para Usar Terninhos Coloridos.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.