Luminárias para decoração de ambientes – Como usar
A utilização de objetos específicos para contribuir para a iluminação de um ambiente o torna, sem dúvida, mais charmoso e aconchegante. Além de funcionais, as luminárias utilizadas na decoração podem ser muito elegantes e fazer toda a diferença se combinadas da maneira correta.
São considerados luminárias todos os objetos que erradiam luz, no entanto, existem diversos modelos. Veja a seguir algumas dicas para escolher a luminária certa para seu ambiente:
Qual é a luminária certa para cada ambiente?
Os lustres são compostos por várias ramificações e lâmpadas, e ficam suspensos no teto. Por serem objetos grandes e de bastante destaque, são ideais para iluminar – ou apenas enfeitar – halls de entrada, salas de jantar ou salas de estar.
As luminárias pendentes também ficam suspensas no teto, mas por fios elétricos ou cabos, e são bem menores e mais discretas do que os lustres. São objetos modernos, que vão muito bem na iluminação de bancadas, balcões e mesas.
O abajur é um objeto bastante versátil, pode adquirir diversas cores e modelos, sejam eles mais tradicionais ou modernos. Deixam o ambiente sofisticado e aconchegante, e são ideias para quartos, sobre criados mudos, nas laterais das camas.
As luminárias de pé são perfeitas para a criação de ambientes para leitura, sejam eles na sala de estar, no escritório, na sala de TV. O ideal é posicioná-las próximo a poltronas ou cadeiras confortáveis. Modelos reguláveis adequam-se melhor às necessidades da casa.
As luminárias de mesa também se encaixam bem para a criação de locais para estudo e leitura. Podem ser utilizadas em mesas de escritório, escrivaninhas, em mesinhas ao lado dos sofás.
Aproveite as dicas e utilize estes objetos a favor da decoração de sua casa. Confira outras dicas em Casa e Decoração.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.