Inscrições abertas para 2,3 milhões de vagas em cursos gratuitos
Saiba já sobre as inscrições abertas para 2,3 milhões de vagas em cursos gratuitos.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com as inscrições abertas para 2,3 milhões de vagas em cursos gratuitos de formação profissional. Veja em nosso site maiores detalhes sobre os cursos oferecidos e saiba como participar.
Sobre as vagas em cursos gratuitos
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está oferecendo 2,3 milhões de vagas em cursos gratuitos de formação profissional.
Os cursos serão ministrados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; pelos Centros Federais de Educação Tecnológica e entidades do Sistema S (Serviços Nacionais de Aprendizagem).
Cursos oferecidos
Para conferir a relação dos cursos oferecidos, acesse o site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e veja em “Conheça os cursos”.
Quem pode participar?
Podem participar trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; beneficiários dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastrados do CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Inscrições
Os interessados em participar de um dos cursos oferecidos pelo programa, devem efetuar suas inscrições através do site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Caso não haja disponibilidade no curso de sua preferência, no ato da inscrição, é possível indicar até três cursos.
Assim que houver vaga disponível em algum deles, o candidato será notificado por e-mail para fazer a inscrição, também pela internet.
Ao confirmar a inscrição, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.