Greve dos bancários 2011: informações sobre agências, prazo
Com a greve dos bancários, população fica atenta às negociações. Com a falta dos serviços do gênero, os transtornos para os trabalhadores e aposentados aumentam em demasia. Nesta terça, em vinte e cinco estados e mais o Distrito Federal, 4191 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados fecharam portas. Os dados são da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut). Com a greve dos funcionários do ramo, a paralisação de cerca de 20,9% dos estabelecimentos do gênero foi atingida. Roraima foi o único local que não entrou em greve. A greve tem tempo indeterminado, já que as negociações com a Federação Nacional dos Bancos foram frustradas. A proposta patronal ostentava um reajuste de 8% sobre os salários atuais, mas a categoria pede por um reajuste de 12,8%, sendo 5% de aumento real.
Entenda a situação referente à greve dos bancários
A proposta da Federação Nacional dos Bancos, segundo diz Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut), em entrevista para o Correio do Estado, ainda não tem como fundamento contemplar a valorização do piso, uma maior participação nos Lucros e Resultados, mais contratações, o fim da rotatividade, a melhoria do atendimento aos clientes, o fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades. Segundo ainda informações do portal, os representantes da categoria tem a expectativa de que a adesão ao movimento grevista cresça nos próximos dias. Na entrevista, Cordeiro ainda diz que a experiência de anos anteriores mostra que o índice de paralisação deve aumentar. Segundo o Correio, a Federação Nacional dos Bancos, em nota, diz que a greve da categoria dos bancários é feita de forma injustiçada e que teria sido decidida com as negociações ainda em movimento, sem que houvesse uma situação de impasse. Mais informações sobre os acontecimentos podem ser acessadas na página oficial da Federação Nacional dos Bancos. Outros dados referentes ao assunto também estão disponíveis na página oficial da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Quem quiser saber de informações importantes também sobre outros assuntos pode acessar a categoria “Dicas” do GRzero.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.