Faltar no trabalho durante o carnaval dá justa causa?
Saiba se faltar no trabalho durante o carnaval dá justa causa. Entenda como proceder em relação às datas festivas de verão.
Os festejos do período de Carnaval vêm aí, veja como agir para não ter problemas profissionais.
De acordo com o Notícias UOL, o notório período de festas brasileiro, ao contrário do que se pensa, não é considerado feriado nacional.
Excetuam-se somente os estados do Rio de Janeiros e a cidade de Salvador, na Bahia, localidades que consideram a terça de Carnaval como feriado oficial.
Período de descanso e de folga prolongado é costume brasileiro há anos. De forma corriqueira, o período é dado como folga desde o sábado até a chamada quarta-feira de cinzas, dia ao qual os profissionais retornam sua jornada, por vezes após o meio-dia.
Carnaval – Como proceder em relação a seu emprego
Fique sempre atento às datas oficiais de folga e de festas. Conforme o portal, somente são declarados feriados nacionais, civis ou religiosos os que forem considerados por lei.
Empregado deve ter uma ideia bem clara sobre os períodos a serem liberados pela empresa.
Em relação ao contexto profissional, a liberação do trabalhador é um ato costumeiro, mas depende da concessão de quem emprega.
É preciso ter ciência de qual situação o colaborador se enquadra dentro do grupo em relação a futuras folgas.
Em caso de não liberação da empresa ou de acordo escrito ou ainda de um banco de horas voltado à compensação, é obrigação dos empregados a presença no trabalho nos dias da festa.
- Veja também: Horário de funcionamento dos Bancos no Carnaval
Trabalho x Carnaval
Em caso de falta injustificada, o trabalhador, por consequência, perderá os dias de serviço e ainda o descanso semanal remunerado.
O colaborador estará, também, sujeito a sofrer penalidades disciplinares, mas não há demissão por justa causa.
De toda forma, é sempre importante ter uma conversa com seu chefe para deixar tudo bem esclarecido e evitar problemas futuros. Saiba mais em UOL.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.