Falso entalhe passo a passo
O falso entalhe é uma técnica utilizada para dar efeito ao artesanato feito em caixas de MDF. Veja aqui algumas dicas sobe como dar característica de entalhe em uma caixa ou qualquer outra peça de MDF. Antes de iniciar o passo a passo, prepare a lista de material que é preciso comprar, escolha um lugar que tenha uma mesa de apoio para elaborar a sua arte e mãos a obra.
Como fazer um falso entalhe
Material:
- Aguarás
- Betume em cera
- Caixa em MDF ou madeira
- Carimbo de scrapbook
- Estêncil
- Fita crepe
- Espátula
- Lixa nº 220
- Pincéis chatos e largos
- Pedaços de malha
- Rolinho de espuma
- Textura Criativa
- Tinta PVA nas cores: branco, ocre, marrom-escuro e cerâmica.
- Verniz acrílico brilhante
Comece lixando a peça e removendo o pó com um pano, em seguida aplique o desenho central com a ajuda do stencil, massa e espátula. A fita crepe serve para delimitar o espaço onde aplicar a massa acrílica. Após a aplicação deixe secar por duas horas.
Retire o excesso da massa com a lixa. Com pincel aplique uma demão de tinta PVA na cor branco, em seguida use o rolinho para esticar a tinta. Aguarde o tempo de secagem e lixe mais uma vez, caso queira uma superfície bem lisa.
Na sequencia aplique a tinta na cor Ocre e aguarde a secagem. Faça uma mistura com verniz acrílico e tinta na cor marrom, 50% de cada uma, e aplique na peça.
Com uma malha amassada e úmida, faça movimentos aleatórios sobre a peça, antes que a tinta seque, desse jeito aparecera algumas manchas.
Depois que secar é preciso aplicar o betume, seguindo o movimento irregulares, o excesso pode ser retirado com aguarás.
Veja um vídeo sobre aplicação de textura com molde vazado
Esse vídeo pode ajudar na hora de aplicar a textura a peça de MDF.
Outra dica legal que separamos está em : Como fazer etiquetas personalizadas para roupas.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.