Dicas para Esfoliar Corretamente o Rosto
Veja aqui Dicas para Esfoliar Corretamente o Rosto – Os cuidados com a beleza da pele vão muito além de apenas usar cremes ou hidratantes, os cuidados devem começam com uma boa limpeza e principalmente saber esfoliar corretamente o rosto, para que além de limpar e retirar as células mortas, as substâncias da formulação dos produtos usados logo após possam penetram mais facilmente na pele, garantindo assim um resultado muito mais eficiente.
Como Esfoliar Corretamente o Rosto
Você sempre deve começar sua esfoliação com uma boa limpeza, lavando seu rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele e água morna (para dilatar os poros).
Em seguida deve aplicar um pouco de esfoliante no centro da testa, nas bochechas, no queixo e no nariz e começar a realizar movimentos circulares suaves por todo o rosto.
Realize estes movimentos abrangendo principalmente o nariz (onde tem maior concentração de pontinhos pretos), bochechas e queixo. Esfolie seu rosto por cinco minutos. Em seguida enxágue seu rosto com água morna (para os poros continuarem dilatados e absorverem melhor o hidratante que você irá aplicar em seguida).
Após enxaguar muito bem o rosto, aplique um hidratante específico para sua pele.
Leia também sobre Como Ter um Cabelo Loiro Radiante.
Tipos de Pele
A pele seca tem poros bem fechados, e muitas vezes apresenta pequenas linhas de expressão e descamação. Não apresenta brilho ou oleosidade em nenhuma região do rosto.
A pele mista possui oleosidade excessiva na zona T (testa, nariz e queixo) e possui bochechas mais secas.
A pele oleosa apresenta brilho e oleosidade excessiva. E uma forma de confirmar este tipo de pele é pressionando um lenço de papel sobre o rosto, se ele adquirir marcas de todo o contorno do rosto, sua pele é oleosa.
E a pele normal é uma pele que não apresenta brilho excessivo e nem aquela sensação de “pele esticada” quando você sorri ou realiza qualquer movimento no rosto, como ocorre com a pele seca.
Dicas de Esfoliantes
Para as peles normais e secas, você pode usar esfoliantes industrializados e específicos para estas peles ou fazer esfoliantes caseiros, usando sempre o mel, que é altamente umectante, e misturando-o a produtos granulados, como fubá, aveia ou açúcar cristal, até formar uma pasta.
Já as peles oleosas e mistas devem usar o limão para fazer esfoliantes caseiros, pois ele é adstringente e auxilia a diminuir a oleosidade, e misturá-lo com açúcar cristal. Ou usar os esfoliantes industrializados específicos para seu tipo de pele.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.