Dicas para conseguir acordar cedo
Pra você, acordar cedo é uma obrigação difícil? Algumas pessoas sofrem mais do que outras para levantar pela manhã, mas existem dicas que podem ajudar e tornar o despertar mais prazeroso.
Depois de meses de férias, acordando sem despertadores, dormindo altas horas da noite e não tendo mais que contar com a rotina, voltar a acordar cedo torna-se quase impossível para alguns.
Depois do Carnaval as aulas são retomadas, o trabalho também volta com força total e não há como escapar: é preciso voltar a acordar cedo.
Leia também: Sucos que ajudam a emagrecer
Como conseguir acordar cedo sem preguiça ou mal humor?
Consequências do fato de acordar cedo sem estar “preparado” para isso são irritabilidade, mal humor e falta de concentração, que podem perdurar ao longo do dia.
Jovens e adolescentes costumam ter mais dificuldade para acordar cedo, o que é algo natural, causado pelos hormônios. Eles também têm tendência a dormir altas horas, o que acontece devido ao fato de substâncias que geram a sonolência se ativarem mais tarde e durarem, consequentemente, até mais tarde do outro dia.
Para lidar melhor com isso, e não fazer do momento de acordar um verdadeiro martírio, é preciso acostumar o relógio biológico, aos poucos, aos novos hábitos. Gradualmente, obrigue-se a dormir alguns minutos mais cedo a cada dia – 10, 20, 30, e assim por diante – o que será positivo ao final de um período.
É necessário também resistir a estímulos como TV, internet, vídeo-game. É preciso ser forte e estabelecer um limite para estas atividades, já que os benefícios tornarão o dia seguinte mais agradável e produtivo.
No entanto, se o período de adaptação durar mais de 30 dias, e os resultados não forem obtidos, é possível que a pessoa em questão sofra de um distúrbio chamado “síndrome do atraso na fase de sono”. Um especialista deve ser procurado para oferecer o tratamento adequado.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.