Dicas de bem estar no trabalho
O bem estar no trabalho traz inúmeros benefícios para colaboradores e empresa: o funcionário se sente mais motivado e satisfeito, tem maior produtividade, falta menos e gera menos gastos com plano de saúde.
Ao contrário do que se pensa, o ambiente de trabalho pode facilmente ser modificado e adaptado às necessidades nos empregados, sem que para isso seja necessário apenas investimentos financeiros. Pequenas mudanças na rotina podem garantir um ambiente de trabalho mais saudável e atrativo aos funcionários, confira algumas dicas:
Dicas para o bem estar no trabalho
Ambiente de trabalho
É importante, para começar, que o local de trabalho seja limpo e organizado. As cadeiras devem ser confortáveis, os computadores e outros equipamentos novos e funcionando perfeitamente.
Exercícios e hábitos saudáveis
Os exercícios são fundamentais para o bem estar físico e contribuem muito para o mental também. Para estimular os funcionários a praticar exercícios, a empresa pode estabelecer convênio com uma academia próxima e também pode estimular o uso de bicicletas oferecendo um local para que sejam guardadas.
Hábitos alimentares saudáveis também contribuem muito positivamente para a saúde dos funcionários, trazendo mais disposição e energia. A empresa pode oferecer lanches saudáveis para os momentos de pausa, como sucos e frutas. Uma opção também é contratar um profissional especializado para uma palestra sobre os benefícios de uma alimentação mais balanceada, receitas saudáveis e dicas para lidar com o estresse do dia-a-dia.
Saúde mental
A empresa pode oferecer ajuda a funcionários que estejam sofrendo de depressão, muito estresse, problemas familiares ou financeiros. Estes problemas e a preocupação que causam interfere diretamente na eficiência e motivação.
Interações e confraternizações
Uma equipe integrada rende mais e trabalha mais motivada. A empresa pode oferecer um espaço para que os funcionários façam refeições como o almoço, além de promover confraternizações e churrascos dentro e fora do local de trabalho, para que todos se conheçam melhor.
Por fim, é importante que o chefe interaja com seus funcionários, criando um ambiente mais leve e de maior confiança.
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Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.