Dicas de atendimento ao cliente por telefone
Quer saber como tornar o atendimento ao cliente eficaz? Veja algumas dicas que selecionamos!O atendimento ao cliente por telefone pode fazer a diferença na sua empresa, fidelizando seus clientes e promovendo o esclarecimento sobre produtos e serviços, de forma objetiva e simpática. Os profissionais que atuam com esse tipo de serviço, devem receber orientações e passar por um treinamento, para saber lidar com os diferentes tipos de clientes.
Atendimento ao cliente por telefone:
Treinamento:O profissional deve estar apto a atender o seu cliente, por isso ele deve passar por um treinamento intensivo, conhecendo toda a estrutura da empresa, para conseguir resolver qualquer situação que aparecer.
Cordialidade:O atendimento deve ser profissional e cordial, por isso trate sempre o cliente como “senhor” ou “senhora’, independente da sua idade”. Só deixe de fazer essa cordialidade, caso o cliente peça.
Empatia: Não é preciso ser um robô e ficar repetindo inúmeras vezes à mesma frase, mas é preciso saber ouvir o cliente, identificar e dar uma resposta. Caso não seja possível resolver no ato da ligação, de um retorno ao seu cliente. Esse tipo de retorno não deve demorar a acontecer.
Dicas essenciais para um bom atendimento
Nunca de prazos que não possa ser cumpridos.
Tenha empatia pelo cliente, saiba se colocar no lugar dele.
Só prometa o que você pode cumprir.
Nunca tente ter intimidade com o seu cliente e nem fazer piadas, ser profissional e manter a objetividade é melhor para ambos.
Demonstre sorriso na voz, o sorriso pode ser fundamental para se sair bem em certas situações.
Evite falar rápido demais, usar gírias ou gerúndio. O português deve ser falado de forma correta.
Todas as vezes que atender ao telefone, diga o nome da empresa seguido e uma saudação cordial, como Bom dia, Boa tarde e boa noite.
O uso de script no atendimento telefônico pode ser útil, mas não deve ser robotizado, é preciso ter jogo de cintura para e sair bem de qualquer situação.
Mantenha a calma, mesmo quando o cliente estiver nervoso e alterado, pense que você está ali, justamente para acalmar o cliente e resolver a situação. (Leia também sobre Competitividade no ambiente de trabalho – Saiba mais).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.