Dia Mundial da Saúde 2014 – Tema OMS
Anualmente, comemora-se o Dia Mundial da Saúde nos dias 7 de abril.
Tal data foi firmada a fim de incentivar as pessoas a cuidar da sua saúde e mostrar o quanto precisamos de cuidados.
Por isso, todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina um tema a ser discutido nesta data.
Geralmente, o órgão em parceria com outras instituições ministram palestras e outros eventos em locais onde tal doença está mais espalhada.
Qual é o tema da OMS para o Dia Mundial da Saúde 2014?
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema as doenças transmitidas por vetores.
Mas, afinal de contas, o que significa essa doença?
As doenças transmitidas por vetores nada mais são do que doenças transmitidas aos seres humanos por organismos que transportam vírus, parasitos e bactérias.
Dentro da região das Américas, as doenças transmitidas por vetores mais comuns são a malária, a dengue, a doença de Chagas, a leishmaniases, a filariases linfáticas, o esquistossomose e a tracoma.
Essas doenças são responsáveis por uma carga elevada de morbilidade e também de mortalidade, especialmente em países mais pobres, causando ausência escolar, aumento da pobreza, diminuição da produtividade econômica e sistemas de saúde ainda mais sobrecarregados.
Como prevenir essas doenças?
Para prevenir essas doenças é preciso tomar algumas medidas, tais como usar roupas que protejam as pernas e braços contra picada de insetos, instalar telas em portas e janelas das residências, cobrir recipientes que armazenem água e não deixar que essa água ou o lixo acumule.
Veja também: Pólen de abelha – Indicações, como consumir
Evento do Dia Mundial da Saúde
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e também como meio de ajudar as pessoas a se informarem e de certa forma se prevenirem a sede da Organização Pan-Americana de Saúde realizará uma teleconferência sobre doenças de transmissão vetorial nas Américas, na próxima quinta-feira (4), no horário das 12h (horário de Brasília).
Informações
Visite o portal www.paho.org e saiba mais!
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.