Decoração de biblioteca escolar
Quando a escola está preocupada em formar alunos capacitados e que apreciem a leitura, é fundamental criar um ambiente para que funcione como biblioteca. Alguns aspectos são fundamentais para garantir o bom funcionamento do espaço, como por exemplo, a colocação de mesas que sirva para pesquisas, as estantes para os livros e até mesmo um espaço para que um profissional possa tomar conta e organizar o funcionamento do espaço. Veja algumas fotos de decoração de biblioteca escolar.
Como decorar uma biblioteca escolar
As crianças devem ter contato com os livros desde pequena. Para escolas infantis a decoração deve ser feito de acordo com a idade dos alunos, por isso use mesas e estantes baixas, para que eles possam se acostumar com a dinâmica de uma biblioteca e aprender a amar os livros.
Mais importante do que a beleza e design dos móveis, estão a disposição e organização de uma biblioteca. Se for possível crie um mural, para deixar expostos os assuntos mais importantes do mês. As mesas coletivas é uma opção funcional para que os alunos possam realizar trabalho em grupo.
Para escola infantil outra ideia genial é deixar um espaço livre na decoração para que o professor possa usar em dias de leitura, incentivando o contado dos alunos com os livros.
A decoração pode ser feita com cores vivas, como nessa biblioteca onde foram usadas as cores verde, preta e laranja.
Além de levar conhecimento ao aluno, as bibliotecas são conhecidas por apresentar artes as crianças e jovens, por isso aproveite a parede superior para disponibilizar pinturas coloridas ou até mesmo réplica de quadros famosos que podem servir como conhecimento e incentivo cultural aos frequentadores do local.
Outra forma bem divertida de decorar a biblioteca infantil escolar é criando uma área para que as crianças possam deitar e ler seus livros confortavelmente sobre grandes almofadas. (Gostou da sugestão? Veja também fotos de decoração para lan houses, que pode servir para decorar a área de informática de uma biblioteca).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.