Cuidados com tatuagens recentes
As tatuagens recentes exigem cuidados que, se não tomados, podem resultar em sérias complicações. Depois de escolher o desenho, tomar coragem, escolher o tatuador e aguentar bravamente a dor, você não pode descuidar até que ela esteja completamente cicatrizada.
O processo de cicatrização adequado é fundamental para a saúde e também para a aparência da tatuagem, para que não fique deformada.
Veja a seguir alguns cuidados e o que é permitido – ou não – fazer:
Tatuagens recentes: dicas e cuidados até a cicatrização
Coceiras leves são normais após a tatuagem, mas o ideal é se segurar. Especialistas aconselham não coçar a tatuagem recém terminada. O que pode ser feito para amenizar o incomodo é dar tapinhas sobre o local, mas nada exagerado. Porém, se a coceira for muito intensa, é possível que seja alergia à tinta, e um dermatologista deve ser consultado.
Leia também: Tendências para o verão 2014
Evite exposição excessiva ao sol, bem como o contato com a água do mar ou de piscinas. Estes locais aumentam a propensão de uma infecção. O uso de protetor solar é indispensável nestes casos, pois o sol, além de atrapalhar a cicatrização, também interfere na absorção dos pigmentos utilizados para colorir a tatuagem.
Para a higienização, o indicado são os sabonetes anti-sépticos. Não utilize buchas e esfregue suavemente. Use ainda a pomada indicada para facilitar a cicatrização de uma a três vezes ao dia. Após passar a pomada, cubra a cicatriz com uma camada de papel filme para facilitar a absorção e afastar agentes infecciosos. Mas atenção, troque o papel filme todos os dias.
Não coma condimentos e alimentos gordurosos em excesso. O consumo pode aumentar a chance de desenvolver alergias. Por fim, resista à tentação de arrancar as casquinhas que normalmente se formam. Elas estão ali para proteger a pele que ainda está sensível e não pode ser exposta a infecções.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.