Concursos mais fáceis de passar?
Confira concursos mais fáceis de passar e comece a vislumbrar novas possibilidades profissionais.
No mundo profissional, um caminho bem interessante para quem está atrás de uma ideia bacana de trabalho é fazer busca por vagas fundamentadas por seleções.
Todos os anos, um número grandioso de processos seletivos é disponibilizado em terras brasileiras, oferecendo aberturas em distintas áreas de atuação.
Contudo, para conseguir uma chance em processos do gênero, o profissional deve prestar bastante atenção às atribuições de cada seleção.
Veja algumas ideias referentes ao mundo das seleções e aumente suas possibilidades de sucesso.
Concursos mais acessíveis
Conforme o portal G1, uma das propostas para aumentar suas chances nas seleções públicas é prestar atenção a concursos em áreas de planejamento. Processos seletivos do gênero são menos concorridos.
Áreas de planejamento, gestão e controle podem ser um bom caminho, já que ofertam também bons salários a quem conseguir uma vaga em suas seleções.
Outro ponto relevante é que estas áreas vêm crescendo nos últimos tempos, entrando em sintonia com o âmbito administrativo em caminhos de profissionalização e modernização.
Outro elemento a ser ressaltado é que concursos nas áreas acima têm menor concorrência em relação candidato-vaga.
Neste sentido, entram órgãos distintos. Entre eles estão, por exemplo, tribunais de contas dos municípios; dos estados; e da União; bem como secretarias de planejamento e gestão dos estados e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Este ambiente todo, em expansão, vem com a necessidade de buscar por servidores qualificados. Saiba mais detalhes sobre as oportunidades neste sentido em G1.
- Veja também: Como estudar para vários concursos ao mesmo tempo
Concursos – dicas para passar
Para melhorar ainda mais suas chances em uma seleção pública, é preciso sempre buscar por dicas relacionadas ao assunto. Veja algumas delas disponibilizadas pelo portal Efetividade.Net:
- Desencanar da concorrência é preciso. Pense que a sua preparação é o que diferencia do grande número de candidatos.
- Não economize em material de estudo. Este elemento é um investimento. Busque por materiais atualizados. Procure também por materiais em sites especializados.
- Busque ajuda de pessoas da área escolhida. Mostre o edital do concurso e peça indicações sobre biografias.
- Tenha o conteúdo programático sempre em mãos e mantenha o foco.
- Há dias em que a concentração nos estudos não funciona. Um dos caminhos é fazer uma caminhada, tomar um banho, cozinhar, se distrair com algo fora do contexto. Se necessário, tire um dia de descanso e recomece no próximo.
- E Importante: faça muitos exercícios. O ato é fundamental para entender o raciocínio das perguntas. Embora a formulação seja diferente, o conteúdo é similar.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.