Como tratar uma lesão muscular
A lesão muscular é dolorida e precisa de tratamento adequado. Veja aqui mais informações sobre como tratar esse tipo de lesão. Os músculos são compostos por milhares de fibras que estão unidas por um tecido conjuntivo, a distensão e lesões desses tecidos formam as lesões, algumas podem ser mais extensas e causar impotência temporária dessa musculatura.
Lesão muscular
Ao praticar exercícios físicos é essencial praticar alongamento dos músculos para evitar esse tipo de problema, assim como tomar cuidados com o aquecimento. Algumas lesões podem ser produzidas por agentes diretos ou indiretos, incluindo: contusões, roturas parciais, totais ou hérnias musculares.
As contusões estão divididas em leves, moderadas e graves, porém é sempre aconselhável procurar um acompanhamento médico, principalmente quando ocorre com frequência. É comum e podem ser tratadas com gelo as contusões leves. O uso da crioterapia permite uma analgesia imediata no local.
Em caso de contusão moderada, as dores costumam ser mais intensas e pode haver algum sinal de difusão, por isso permaneça em repouso e se precisar use auxílio muletas para se locomover, evitando assim piorar a situação. O tratamento ainda é feito com analgésicos e gelo.
Tratamento para lesão muscular
Em caso de contusão grave, como as dores são intensas e essenciais permanecer em repouso, receber tratamento com gelo e se for preciso realizar infiltração em alguns casos.
Nas primeiras quarenta e oito horas é essencial usar o gelo repetitivamente, eles podem ser usados em forma de bolsa térmica. Enrole uma toalha na pele para não danificar a pele, pois o gelo pode queimar. O correto é utilizar o mesmo durante dez minutos sem interromper esperar um pouco e voltar a fazer à compressa. O gelo ajuda a diminuir o inchaço e reduz a dor. Porém ele não é recomendado para quem tem problemas de circulação.
Os atletas que sofrem lesões constantemente devem se precaver e nesse caso, além do famoso alongamento é necessário utilizar compressas de água morna antes de iniciar uma atividade física, esse método é aconselhável para os atletas que tiveram uma lesão há mais de 48 horas, porém consulte sempre um profissional da saúde.
As bolsas térmicas devem ser aplicadas durante vinte minutos. É recomendada principalmente para a região do pescoço e região lombar. (Gostou da dica? Leia também sobre como tirar pelos do rosto com linha).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.