Como trabalhar na China
Atente-se a distintas possibilidades do mercado de empregos. Saiba como trabalhar na China.
Quem busca por possibilidades diferenciadas profissionalmente deve estar alerta aos mais diversificados campos e locais de atuação.
Profissional que almeja uma carreira promissora precisa ponderar sempre por espaços onde sua carreira possa atingir melhores resultados. Ideia neste sentido é procurar por aberturas de trabalho também em outros países, como a China, por exemplo.
De acordo com o portal Exame, A China é atualmente uma das economias mais potentes do mundo, e muitos profissionais tentam sua sorte naquele país.
Entretanto, uma mudança neste sentido exige que estejamos preparados para que possamos obter uma experiência mais satisfatória quando do ingresso em um mercado como este.
Ponto relevante para quem almeja uma experiência profissional na China é o aprendizado de Mandarim. Embora o uso de inglês seja uma boa opção para algumas empresas, o entendimento do Mandarim é fundamental para que seja possível entender o relacionamento e o modo de pensar do país asiático.
Ponto também importante para a mudança de país é possuir mente aberta e ser flexível às diferenças culturais. Buscar conhecimentos sobre o local e com pessoas que habitem ou o tenham habitado pode ser uma boa ideia neste contexto.
Confira mais sobre como trabalhar na China
Fator a ser destacado também diz respeito ao destino de trabalho. De acordo com o portal, o profissional deve ter em conta os lugares que vai estabelecer contatos, analisando pontos como burocracia, comércio e similaridade com o ocidente, por exemplo.
Em relação à entrada de brasileiros no país, o visto se faz necessário, menos para a região Administrativa de Hong Kong e Macau, que permite entrada por até 90 dias com o uso de passaporte.
A solicitação de outros tipos de visto, como o de negócios, por exemplo, pode ser feita em consulados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, se o profissional habitar alguma dessas regiões. O consulado do Rio de Janeiro atende também Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Para outros estados, o pedido deve ser feito em Brasília.
Outros pontos a respeito da ida ao país
Os vistos são disponibilizados após quatro dias do pedido. Com o pagamento de taxa de urgência, em 24 horas.
A validade de visto de negócios, em caso de uma entrada solicitada, é de três meses. Mais sobre o assunto em Exame.
Quer saber outros pontos a respeito do mundo profissional?
Então não deixe de acessar também estas “Vagas de Emprego”.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.