Como ser aceito em uma universidade americana
Saiba como ser aceito em uma universidade americana.
Um número cada vez maior de brasileiros busca ingressar em universidades fora do país, e as norte-americanas são as mais disputadas.
Tais estudantes procuram uma qualificação diferenciada graduando-se em uma instituição internacional, com maiores chances de adquirir sucesso profissional no futuro. Outro forte motivo é o contato com uma nova cultura por um longo período, o que pode proporcionar ricas experiências.
Se você está interessado em seguir os estudos nos Estados Unidos, veja a seguir o que é necessário para ingressar em uma universidade norte-americana:
O que necessário para ser aceito em uma universidade americana?
Ao contrário do sistema brasileiro de ingresso em faculdades, que utiliza o vestibular como método de classificação, nos Estados Unidos o estudante é avaliado e selecionado através de seu histórico escolar do Ensino Médio.
Para os brasileiros que desejam se candidatar a uma vaga por lá, o método é relativamente parecido, mas exige-se do candidato muitos outros documentos, e também esforço.
A fluência na língua inglesa é quesito fundamental para aceitação. É preciso atingir nota mínima para estar apto a prosseguir na seleção da vaga. Alguns testes para atestar a fluência são TOEFL e IELTS.
Outra importante diferença entre as instituições dos dois países é que, diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos as universidades mais desejadas e disputadas são pagas.
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Quais as etapas da seleção?
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Candidatar-se a vaga (Application procedure): o processo de candidatura é o primeiro passo. O processo varia entre as faculdades, e pode restringir-se a uma simples contato, até receber avaliação positiva ou negativa de aceitação.
- Personal Statement ou Letter of Intent: trata-se de uma redação que deve ser redigida para descrever atributos pessoais importantes para a conquista da vaga, como características da personalidade, motivações e metas.
- Academic transcripit: é necessário apresentar uma cópia do histórico escolar traduzido para o exame das notas.
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Pagamento de taxas: o valor das inscrições varia de 30 a 75 dólares.
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Comprovação de fluência na língua: é necessário apresentar comprovantes que avaliem sua fluência na língua.
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Recomendações: caso a instituição solicite recomendações, a dica é apresentar uma carta redigida por algum professor, o que pode destacá-lo perante os outros candidatos
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Entrevistas: a instituição pode ter a entrevista cara-a-cara como uma das etapas.
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Paperwork: para dar continuidade ao processo, candidato deve apresentar algumas documentações importantes, como cópia do passaporte, comprovação de suporte financeiro e certificado de saúde.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.