Como se tornar mais segura e confiante
Ser confiante é sentir-se seguro, firme e despreocupado. Parece simples, porém não é. Parte da identidade e personalidade faz parte dessa característica que muitas vezes ajudam e outras complicam o cotidiano das pessoas. Desenvolver a confiança é algo que ajuda na vida, fazendo a diferença em alguns ambientes, como profissional, educacional ou até mesmo em um relacionamento.
Confiança e segurança
Quando o ser humano entra em estado de dúvida e incertezas tudo fica mais difícil de ser resolvido. Para evitar esse tipo de dúvida é preciso acreditar em si mesmo, ter fé e transferir esses pensamentos em atitudes no seu cotidiano. Pensamentos negativos e inseguros geram situações que nos fazem sentir mal.
Antes de agir e mudar a sua vida é melhor conhecer mais a sua vida e a si mesmo, observando melhor no seu dia a dia, quais são os momentos em que a insegurança domina o seu sentimento e impede que você progrida.
Saiba que ninguém nasce confiante, mas ela é desenvolvida ao longo da vida, através dos desafios que todos nós enfrentamos.
Alguns aspectos podem ser trabalhados em sua personalidade diariamente, porém se você encontrar dificuldade em sair dessa situação, peça ajuda de um profissional de psicologia, que poderá orientar e ajudar melhor nessa mudança de rumo.
Dicas para mudar sua confiança
A melhor forma de começar a mudança é observando se há alguma coisa no seu visual que atrapalha, envergonha ou deixa sua confiança ir por água abaixo? Lembre-se sempre que o seu corpo é o seu templo e ele precisa de cuidados diários, que começa com uma boa alimentação e exercícios físicos.
Outro fator importante é não ter medo de arriscar. Muitas vezes as pessoas tendem a rotular algumas situações que foram anteriormente negativas, inibindo movimentos e iniciativas que impedem o crescimento. Esqueça o passado e haja no presente aumentando a sua zona de conforto. Quando experimentamos novas experiências, perdemos o medo e conquistamos confiança.
Muitas vezes a autoconfiança se perde devido ao nervosismo e a falta de controle emocional que mantemos em determinadas situações. Falar em público é um exemplo dessa situação. Aproveite para tentar amenizar a ansiedade e conhecer seus limites, sem medo, vergonha ou nervosismo a flor da pele.
A autoconfiança deve ser desenvolvida em todas as oportunidades possíveis, incluindo na interação social com as pessoas. Tente não ter inibição e saiba conversar com todas as pessoas, isso vai ajudar no seu desenvolvimento.
Ser positivo e otimista é uma imposição que muitas vezes esquecemos-nos de ter em relação à vida. Aproveite para colocar em prática a sua fé e saiba reconhecer as suas falhas quando necessários. No caso de confiança profissional a melhor dica é procurar um profissional da área.(Gostou da dica? Veja também informações sobre Consultoria em Recursos Humanos em SP).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.