Como se sair bem em uma entrevista por telefone
Com medo de enfrentar entrevistas por telefone? Veja algumas dicas para se sair bem e conquistar o emprego desejado.
Entrevistas profissionais via telefone são uma tendência cada vez mais comum no Brasil. A nova maneira é vista como uma praticidade para empresa e candidato quando a sede da companhia não fica na mesma cidade em que o profissional reside.
Além disso, a entrevista por telefone economiza o tempo dos entrevistadores e o dinheiro do candidato, que não precisa se deslocar até o prédio da empresa.
O fato de não estar cara a cara com o entrevistador é um ponto positivo, e pode diminuir o nervosismo do entrevistado. No entanto, em se tratando de uma entrevista profissional é difícil manter a calma. Confira a seguir algumas dicas para driblar a ansiedade nesta situação:
Entrevista por telefone – Dicas para se sair bem
As entrevistas para uma vaga de emprego realizadas via telefone dura em torno de 20 a 30 minutos. O objetivo do bate papo é sempre conhecer o candidato, suas qualificações, personalidade e ambições.
O fato de não encarar frente a frente o entrevistador pode ser positivo para os candidatos mais nervosos. Porém, a linguagem corporal pode dizer muito sobre um profissional, e contar pontos a favor.
Um erro bastante comum cometido por candidatos nestas situações é acreditar que por ser via telefone, a entrevista não tem a mesma formalidade que quando presencial. O entrevistador busca estabelecer um conversa séria com o candidato.
Alguns truques e rituais devem ser na verdade bastante parecidos para ambas as entrevistas. É recomendado ao candidato ter sempre por perto um currículo atualizado para poder esclarecer corretamente possíveis dúvidas em relação a datas e certificados.
Conhecer bem a empresa também é fundamental. Pesquise sobre sua atuação e sobre vaga oferecida. Vale a pena separar também uma lista com pontos importantes sobre você e sua carreira, caso seja questionado.
Treinar as respostas e sua apresentação também é válido aqui, para não gaguejar e demonstrar insegurança. A postura ajuda também na confiança: não faça a entrevista de pijama ou deitado no sofá. Vista-se e fique sentado em uma mesa para sentir-se mais confiante.
Por fim, teste anteriormente a qualidade das chamadas de seu telefone para não se atrapalhar ou desconcentrar com chiados.
Leia também: Como ser representante da Nestlé
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.