Como se preparar para o Concurso do STJ 2012
Confira aqui como se preparar para o Concurso do STJ neste ano de 2012.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está com edital para Concurso Público aberto para o preenchimento de 28 vagas nos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. Os salários iniciais, são de, respectivamente, R$ 6.611,39 e R$ 4.052,96. Além do preenchimento das vagas, o concurso visa também formar cadastro de reserva.
Para se inscrever, basta acessar o site do Cespe/Unb.
Sobre os cargos
Para os cargos de Nível Superior estão reservadas 25 vagas destinadas a profissionais nas áreas de Direito, Biblioteconomia, Medicina (Clínica Médica e Psiquiatria) e Psicologia. Já para o cargo de Técnico Judiciário, são três vagas destinadas às áreas de Telecomunicações e Eletricidade, que exigem Certificado de Conclusão de curso de nível Médio Técnico em Eletroeletrônica, Eletrotécnica ou Telecomunicações, além disso, o concurso exige também registro no CREA.
O Concurso Público está sendo organizado pela Cespe/Unb, famosa por aplicar questões do tipo certo ou errado.
Sobre as provas
As provas para ambos os cargos conterão 50 questões, e as provas objetivas de conhecimentos específicos conterão 70 questões. Para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário, será aplicada ainda uma prova discursiva, e os candidatos para Técnico Judiciário contarão com uma prova prática de áudio, vídeo e eletricidade.
As provas objetivas e a discursiva sejam aplicadas no dia 6 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.
Você poderá efetuar inscrição até o dia 16 de março.
Dicas para o Concurso
– Evite optar por chutes, pois se o chute estiver errado, ele acabará anulando uma questão certa. Na dúvida, é melhor não responder, pois a questão não respondida não será computada.
– Os candidatos deverão ter noção de Direito Constitucional, contidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assim como em emendas constitucionais e emendas constitucionais de revisão. Também serão exigidos conhecimentos em princípios, direitos e garantias fundamentais, organização do Estado, disposições e organização do Poder Judiciário. Estude o funcionamento dos tribunais (STF, STJ, TRFs), assim como as atribuições dos juízes e tribunais federais, do trabalho, eleitorais, militar, entre outros.
– Estude Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e Regime Disciplinar.
– Estude muito. Mantenha o foco e a perseverança.
– Provas de Português costumam ter nível elevado.
– Tome cuidado com as pegadinhas.
– Mantenha calma e concentração.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.