Como se preparar para o concurso da CGU – Dicas de Estudo
Saiba como se preparar para o concurso da CGU – Dicas de Estudo. Fique pronto para conseguir uma boa vaga em sua seleção.
O mundo profissional oferece inúmeras oportunidades por meio de seleções públicas. No entanto, devido também a uma grande procura, estes processos seletivos exigem muito empenho do candidato em relação aos estudos.
Pois se você busca oportunidades do gênero por meio do concurso da CGU (Controladoria Geral da União), por exemplo, boas dicas estão disponíveis.
O processo seletivo conterá 250 vagas. As oportunidades serão voltadas a áreas Administrativa, de Correição, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Auditoria e Fiscalização, e também para Prevenção e Ouvidoria. Os salários chegam a R$ 12.960,77.
As oportunidades englobam Brasília, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima. Podem se candidatar pessoas em qualquer área de formação. As inscrições para o concurso já se encerraram, e as provas acontecerão nos dias 16 e 17 de julho.
De acordo com o portal Extra, o concurso contará com provas de conhecimentos básicos e específicos, com conteúdos comuns aos cargos e também especializados. Prova discursiva também faz parte do processo.
Atenção ao edital é essencial. De acordo com a especialidade, conhecimentos em áreas de TI, engenharia ou direito, por exemplo, podem ser cobrados.
Saiba mais sobre como estudar para o concurso da Controladoria Geral da União
Um bom planejamento é sempre necessário. Estudar a matéria de Controles Externos é de extrema importância para quem tenta uma oportunidade na seleção da CGU.
Atenção grande à prova discursiva também é elemento bem importante. Estude a Constituição da República, principalmente artigos 70 a 75 e 74 e seus incisos.
Veja outros pontos sobre a seleção
De acordo com o espaço, a prova da banca da Escola de Administração Fazendária (ESAF) contém questões doutrinárias, conteúdo programático extenso e com muitos tópicos referentes à teoria Geral da Comunicação e à Doutrina do Direito Constitucional.
O estudo para o concurso da CGU deve ter leitura de doutrina e estudo de texto constitucional. Concentrar-se na teoria da Supremacia da Constituição e no Controle de Constitucionalidade também é comportamento essencial. Tópicos relacionados a sistemas de controle interno e externo também devem ser ajuizados. Saiba mais em Extra.
Quer ter ciências sobre outras oportunidades referentes a seleções públicas? Então não deixe de conferir o espaço “Concursos”.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.