Como saber se tenho PIS para receber pela internet
Veja como saber se tenho PIS para receber pela Internet.
O Programa de Integração Social (PIS) permite ao trabalhador receber alguns dos benefícios a que tem direito, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Seguro-Desemprego.
No entanto, para ter direito a seu recebimento é necessário atender a alguns requisitos, como por exemplo, ser empregado por Pessoa Jurídica.
O PIS é pago através do Cartão do Cidadão, que pode ser feito na Caixa Econômica Federal. Confira a seguir outros requisitos e como saber, pela internet, se você tem direito a receber:
Programa de Integração Social – PIS
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar os empregados do setor privado ao desenvolvimento das empresas, tornando possível uma melhor distribuição da renda no país.
O PIS é uma contribuição social tributária, que objetiva financiar o pagamento de benefícios como o FGTS, o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e em 2012 eu pagamento em s2012 teve início no mês de agosto, e se estenderá até junho de 2013.
Leia também:
Como saber se tenho PIS para receber pela internet?
Tem direito a receber o PIS os trabalhadores que atendam a todos os seguintes requisitos:
- estejam cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
- tenham recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;
- tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração;
- tenham seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do ano base considerado.
Através da página eletrônica da Caixa Econômica Federal é possível consultar maiores informações sobre o benefício, bem como saber se você tem direito a recebe-lo, basta ter em mãos o número do PIS (PIS/PASEP/NIS) e a senha previamente cadastrada.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.