Como saber se seu filho usa drogas
As drogas são um problema delicado, e que infelizmente afeta jovens de todas as idades e classes sociais.
Saber se seu filho está fazendo uso de substâncias prejudiciais pode não ser tarefa fácil. Para pais que têm uma relação mais próxima de seus filhos os sinais podem ser mais evidentes.
Preste atenção às mudanças de comportamento, mas também não controle seu filho excessivamente. As demonstrações de amor, preocupação e confiança são fundamentais.
Dicas para descobrir se seu filho está usando drogas
– Preste atenção em sua relação com a comida: falta de apetite ou excesso de gula, principalmente no que se refere a doces, pode indicar que algo está errado.
– Se seu amigo não quer mais saber dos velhos amigos e está andando com novas companhias que evita apresentar aos pais, redobre a atenção.
– Apesar dos jovens merecerem um voto de confiança, tenha cautela se ele se recusar a dizer onde vai, com quem vai se encontrar e a que horas volta.
– Outro sinal importante pode ser obtido na escola: baixo rendimento escolar e falta de interesse nos estudos e em atividades que antes eram interessantes, como esportes.
– Olhos vermelhos, falta ou excesso de sono e muita irritabilidade, principalmente com a família.
– A vida financeira de quem se envolve com drogas também costuma ser conturbada. Sinal de que algo não vai bem é se o dinheiro da mesada, que antes era suficiente, agora acaba rápido demais.
Leia também: Doar sangue – requisitos
Como lidar com a situação?
Se você está desconfiada de algo, não mexa nas coisas de seu filho sem autorização em busca de pistas. Esta atitude só vai gerar revolta. A solução também não está em forçá-lo a falar. O mais indicado nesta situação é se aproximar e mostrar que você apenas quer o bem de seu filho. Não faça acusações, nem demonstre que as conseqüências serão terríveis caso ele confirme. Ao mesmo tempo os pais devem demonstrar firmeza, já que a situação é delicada.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.