Como reduzir o sal na alimentação
Saiba como reduzir o sal na alimentação.
O sódio, existente no sal de cozinha, é o grande responsável pela hipertensão.
Se você não possui o problema, saiba que ele também causa celulite e retenção de líquidos.
Muitas pessoas acham difícil diminuir a quantidade de sal ingerida diariamente, mesmo que isso custe uma vida mais saudável.
No entanto, não é preciso mudar radicalmente ou passar a ingerir alimentos insossos: pequenas mudanças na alimentação já garantem grandes benefícios.
Confira a seguir algumas dicas para deixar o sal menos importante em sua mesa:
Leia também: Tipos de tratamentos para diabetes
Como reduzir o sal na alimentação – Dicas
- Experimente outras opções e sabores na hora de preparar os alimentos, e diminua assim a quantidade de sal. Não utilize sachês de temperos prontos, mesmo que não pareça, eles possuem altíssima concentração de sal.
Dicas para reduzir o sal na alimentação. (Foto: Divulgação). Experimente temperos naturais como salsinha, cebola, alho, orégano, limão, vinagre, hortelã, manjericão, coentro, cominho, alecrim, curry e louro.
-
Evite o consumo de carnes gordurosas com coração, rim, fígado, bem como embutidos como lingüiça, salsinha, toicinho. Os frios também são muito salgados: mussarela, presunto, mortadela, salame.
-
Procure substituir o consumo de queijos amarelos por queijos brancos.
-
Alimentos em conserva também devem ser evitados, como azeitona, aspargos, milho, ervilha, molho de tomate,maionese. Procure buscar alimentos naturais.
-
A ingestão de peixe é muito saudável, mas esqueça as versões em lata de sardinha e atum.
-
Leia a embalagem dos alimentos antes de comprá-los, muitas vezes o sódio aparece disfarçado em ingredientes como glutamato de sódio, citrato de sódio, bicarbonato de sódio e alginato de sódio.
-
Substitua gordura animal por gordura vegetal. Prefira azeite de oliva extra-virgem, óleo de girassol, canola, milho, soja.
-
A maioria das pessoas não consegue detectar a diminuição de 25% de sal. Assim, tente reduzir aos poucos, gradativamente. Experimente os alimentos durante o preparo antes de automaticamente colocar a porção de sal de costume. Espere o cozimento dos alimentos antes de salgá-lo: durante o processo o sabor natural dos mesmos é liberado, então a quantidade de sal necessária ao final pode ser menor.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.