Como mastigar corretamente os alimentos
A mastigação é o primeiro processo digestivo, portanto, se feita de maneira erra, poderá causar diversos tipos de problemas. Já a mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, bem como a saúde dos dentes e garante o bom funcionamento do sistema digestivo. Sem contar que previne também as alterações nas arcadas dentárias e os distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM), cuja pode causar dores crônicas de cabeça. São vários os fatores que podem levar a uma mastigação incorreta.
Confira esses fatores em nosso site e veja algumas dicas de como mastigar corretamente os alimentos.
Como mastigar corretamente os alimentos
Coloque dentro da boca somente a quantidade de alimento que permita uma mastigação confortável. Ficar coma boca cheia, por exemplo, torna a mastigação desconfortável e pode ser prejudicial.
Durante a mastigação, verifique o lado da boca em que se encontra a comida. Após engolir, coloque a outra porção do outro lado da boca.
Você pode sim ter o alimentos dos dois lados da boca ao mesmo tempo, mas o mais importante, é que a língua sempre seja direcionada ao bolo alimentar para a superfície dos dentes correspondentes: pedaços maiores nos pré-molares e ao passo que eles vão ficando menores, devem ser jogados para os molares.
É importante que a mastigação comece com movimentos verticais da mandíbula, que abre e fecha. Na metade do tempo da mastigação em diante, os movimentos deverão passar a ser rotatórios para amassar o alimento.
Veja também: Como eliminar a gordura localizada do corpo
Quais os principais fatores da mastigação incorreta?
Existem inúmeros fatores que podem levar a uma mastigação incorreta, tais como a correria do dia-a-dia, o estresse elevado, problemas odontológicos, distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM), fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, alterações morfológicas como cicatrizes nos lábios e muito mais.
As alterações nas vias respiratórias, como por rinite e desvio de septo, causando obstrução na respiração nasal, acabam exigindo uma respiração pela boca. Portanto, esse é um outro fator que pode ocasionar uma mastigação incorreta.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.