Como fugir da depressão? Veja dicas para sair dessa
Sofre de depressão ou conhece alguém com os sintomas? É possível driblar a doença, veja a seguir algumas dicas.
A depressão é caracterizada por uma tristeza profunda, e falta de vontade e estímulo para realizar até as mais simples atividades do cotidiano.
O maior grupo de risco é formado por mulheres de 20 a 30 anos. Pessoas com baixos níveis de serotonina no cérebro (substância que controla o humor e a sensação de bem-estar) podem sofrer mais com os sintomas.
Leia também: Tipos de tratamentos para diabetes
Como driblar a depressão? Veja a seguir algumas dicas
-
Faça caminhadas: estudos realizados pelo Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, detectaram uma melhora de 50% nos sintomas da depressão em mulheres que caminhavam no mínimo três vezes por semana. O indicado é praticar a caminhada durante o dia, uma vez que a produção de serotonina é estimulada pela luz solar.
-
Crie um animal de estimação: os bichinhos de estimação são grandes companheiros, e afastam a solidão. Os cuidados exigidos por eles também ajudam a ocupar a mente.
-
Não guarde todos os sentimentos negativos para você: divida com amigos e familiares suas angústias, medos e tristezas. Eles se preocupam com seu bem estar, e você vai se sentir muito melhor depois de uma boa conversa.
-
Descanse o suficiente: dormir bem é necessário, mas não se deixe abater. Muitas pessoas que sofrem de depressão costumam exagerar nas horas de sono: oito horas diárias é o que o corpo precisa.
-
Se arrume mais: não deixe de cuidar de sua beleza e aparência. Use cores alegres nas roupas e na maquiagem para ajudar a afastar a tristeza.
-
Cuide de sua alimentação: coma mais peixes, que são ricos em ômega 3, zinco e selênio, cominação que faz muito bem ao corpo e contribui para afastar os sintomas da depressão.
-
Ajude pessoas necessitadas: ajudar pessoas que estão em condições também difíceis é um estímulo para encontrar ânimo e vontade de seguir em frente.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.