Como fazer um plano de estudo para concurso: dicas
Esteja pronto para sua seleção. Confira como fazer um plano de estudo para concurso: dicas.
Processos seletivos podem ser uma ótima opção de entrada no mercado profissional. No entanto, devido às boas ofertas geralmente contidas neste contexto, a concorrência nas seleções é constantemente grande.
Assim sendo, quem se candidata a uma vaga por este meio deve ter ciência plena de que um bom planejamento de aprendizado se faz obrigatório.
Pois para aqueles que estão atrás de ideias interessantes para facilitar o entendimento neste caminho, boas propostas estão disponíveis.
Segundo o G1, é preciso que o candidato estabeleça horários, matérias e dias no seu plano de estudo, o que pode aumentar a qualidade na preparação para o processo seletivo.
Por meio do planejamento, elimina-se o conflito de se estudar e ficar preocupado com outras tarefas simultaneamente.
Como estudar para concursos
Começar preparando o calendário do mês é um dos primeiros elementos a serem ponderados, diz o espaço. Estabeleça seus dias de estudos em um papel ou no computador.
O passo seguinte é marcar os compromissos fixos, como trabalho e aulas, por exemplo, analisando como utilizar o tempo restante para o aprendizado. O estudo deve iniciar com 1h30min a 2h diárias, sendo aumentado aos poucos.
Na manhã, antes do período de estudos, fazer uma caminhada ou outra atividade física é uma boa ideia. Cuide também da alimentação, comendo a cada 3 horas. Após o almoço, tire um breve período de descanso. Até uma soneca cabe neste contexto.
Para quem trabalha ou está estudando, aproveitar o período da noite e os sábados para aprimorar o aprendizado é uma proposta. É imperativo manter a continuidade dos estudos para que o sucesso seja alcançado.
Reserve sempre mais tempo de estudo para matérias em que exijam maiores dificuldades de assimilação. Selecione as matérias mais complicadas para o período em que você apresenta melhor disposição no dia.
Outras dicas para o estudo de concursos
Comece o estudo para o concurso por meio de matérias básicas da área. Com a entrada de novos conteúdos, é preciso que o estudante faça um remanejamento de seu quadro de estudo. Quando neste período, o aspirante deve reduzir o tempo dedicado às matérias iniciais. Claro que o estudo não deve ser esgotado em nenhuma matéria. O aprendizado é iniciado com a teoria e complementado com a resolução de exercícios de fixação.
Revisar sempre as matérias deve ser comportamento capital. Deste modo, a qualidade não é perdida.
Fique atento ao edital, já que sua publicação pode gerar algumas surpresas, fazendo com que o quadro de estudo precise ser alterado.
Quer saber mais sobre o que anda acontecendo em termos de seleções? Então não deixe de conferir também o espaço “Concursos”.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.