Como fazer Marketing Viral? Entenda o conceito
Com o aumento da influência das redes sociais na internet, um conceito vem ganhando mais visibilidade e atraindo os olhares de empresas que querem divulgar rapidamente sua marca, mas sem gastar muito.
Novidade para alguns, estratégia antiga para outros, a questão é que o conceito de Marketing Viral está ganhando a internet, mesmo que muitos ainda não tenham se dado conta de sua presença.
Marketing Viral: Conceito
Podemos dizer que são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.
De fato, tudo acontece como a propagação de um vírus. A diferença é que um vírus da gripe, por exemplo, ninguém gosta de receber, e nem transmitir. Já o Marketing Viral vem camuflado em mensagens de grande interesse popular, cujo leitor entende, aprova, confia e sente desejo e compartilhar com seus amigos ou rede de relacionamento.
Segundo Seth Godin, citado em uma esclarecedora apresentação de José Telmo via slide share, essa vontade de transmitir uma mensagem recebida só acontece quando o conteúdo desta proporcionar um aumento em seu poder de amizades, melhorar sua reputação, sua receita, ou ainda criar uma paz de espírito.
O Marketing Boca a Boca
Então, porque usar o marketing viral na minha empresa? Já é fato que o chamado boca a boca é capaz de atingir grandes objetivos em um curto espaço de tempo. Agora, associe isso à rápida e eficiente atuação das redes sociais em todo o planeta (facebook, twitter, Orkut, etc). Pronto! Está feita a combinação perfeita.
Assim, ficou fácil criar uma ação de Marketing Viral dentro da minha empresa, certo? Errado. Observe esse vídeo:
Com milhões de visualizações na internet, esse vídeo traz algo surpreendente, capaz de mexer com a imaginação do internauta que vê. A empresa patrocinadora da chuteira usada na exibição combinou uma boa ideia com uma paixão nacional, o futebol. Verdadeiro ou apenas uma montagem, a questão é que essa dúvida foi essencial para o seu sucesso de visualizações. Esse exemplo é clássico para apresentar o marketing viral planejado.
Veja algumas dicas para criar um marketing viral na sua empresa:
- Tenha boas idéias;
- Faça uso eficiente das redes sociais;
- Use o humor;
- Não crie uma propaganda propriamente dita;
- Use o inédito;
- Veja exemplos de sucesso de marketing viral;
- Não impeça a disseminação de sua mensagem (não crie obstáculos para o compartilhamento);
Como fazer Marketing Viral com qualidade
Não há uma fórmula perfeita, capaz de ser citada em apenas um artigo. Mas, vão aqui algumas dicas que podem auxiliá-lo a compreender melhor essa definição de Marketing Viral e criar sua própria estratégia:
- Observe o mercado, seus concorrentes e do seu site/blog;
- Defina seu público-alvo e onde irá disseminar seu marketing (facebook, orkut, e-mail, flickr, twitter);
- Crie um plano tático da ação de marketing viral;
- Crie as peças de comunicação que usará na campanha (site, e-mail, banner, vídeo);
- Acompanhe os resultados obtidos em tempo real e realize os ajustes necessários.
E você, conhece algum exemplo de Marketing Viral para compartilhar? Fique à vontade para comentar.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.