Como fazer inscrição na Previdência Social
Veja aqui como fazer inscrição na Previdência Social. Atente-se a como utilizar este serviço.
Para quem busca informações sobre os trâmites necessários para o cadastro na Previdência Social, alguns pontos devem ser ponderados.
De acordo com o Dataprev, o contexto de cadastro inclui inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.
A inscrição na Previdência Social se caracteriza como a participação na maior e também mais antiga seguradora do trabalhador no Brasil, bem com por ser a maior distribuidora de renda nacional.
Inscrição Previdência Social
A inscrição neste âmbito é o ato ao qual o cidadão se cadastra no Regime Geral de Previdência Social, para sua identificação pessoal.
Com o cadastro, atribui-se ao cidadão o Número de Inscrição do Trabalhador, o NIT.
Este serviço tem como objetivo permitir ao contribuinte – que não possui PIS, PASEP ou NIT – fazer sua própria inscrição junto à Previdência Social, a Seguradora do Trabalhador Brasileiro.
Cadastro Previdência Social
Para o cadastro, o aspirante precisa ter em mãos documentos como Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – obrigatório para empregado doméstico; CPF – obrigatório. (Quer saber sobre outras dicas interessantes? Veja também (Empréstimos para Aposentados Bradesco)
Como obter informações sobre a Previdência
Os dados digitados se caracterizam em caráter declaratório, o que ressalva o direito do INSS a solicitação de comprovação das informações sempre que haja necessidade. Fique sempre atento a como resolver dúvidas referentes a seus direitos e benefícios. Saiba mais sobre o processo de cadastro por meio do portal da Previdência Social.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.