Como fazer as crianças comerem legumes e verduras
Quer dicas para fazer com que as crianças comam legumes e verduras sem reclamar? Especialistas sugerem algumas mudanças no comportamento de pais e filhos.
Até os dois anos de idade as crianças estão acostumadas a ingerir legumes e verduras, uma vez que estes alimentos aparecem em sopas e papinhas. No entanto, conforme os pequenos vão crescendo, os alimentos passam a ser consumidos de maneira diferente, em sua forma natural, o que acaba gerando rejeição.
Outro fator que faz com que as crianças não queiram comer frutas, legumes e verduras é o fato de entrarem em contato com alimentos industrializados. Estes alimentos prontos são em sua maioria mais doces e de sabor mais acentuado do que os saudáveis, que acabam ficando de lado.
Mas é possível acabar com a resistência das crianças e incorporar alimentos saudáveis ao cardápio infantil. Confira a seguir:
Leia também: Doar sangue – requisitos
Dicas para crianças comerem legumes e verduras
-
Em primeiro lugar, os pais devem controlar o que entra em casa e o que é servido. Se a geladeira e a mesa estiverem sempre cheias de legumes, frutas e verduras, a chance de as crianças rejeitarem tais alimentos é menor;
-
Os pais devem servir de exemplo para seus filhos. Assim, uma vez que as crianças se habituarem a ver seus pais ingerindo frutas, legumes e verduras não vão se recusar a incorporá-los também;
-
Crie histórias e fantasie cada refeição: o estimulo da fantasia pode contribuir, e muito, para que os pequenos comam melhor;
-
Leve as crianças à feira e incentive a participação delas durante o preparo dos alimentos. Estas atitudes simples podem despertar muito interesse por parte dos pequenos;
-
Faça pratos mais atraentes: mude o formato do corte dos alimentos, monte pratos coloridos e ofereça alternativas. Por exemplo, se seu filho não come brócolis cozido, experimente oferecer bolinhos do alimento.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.