Como estudar direito constitucional para concursos
A preparação para concurso público, muitas vezes inclui estudar e conhecer bem a disciplina de direito constitucional. Para quem não entende de legislação pode ser um pouco complicado começar a estudar, porém com um pouco de persistência e de boa vontade é possível entender e ter um bom resultado no dia do concurso.
Direito constitucional para concursos
O medo e a insegurança sobre um assunto desconhecido é um dos fatores que podem prejudicar um candidato em um concurso público. Os candidatos devem entender que conhecimento é algo que se conquista vagarosamente, com persistência e a busca pelo mesmo.
O assunto direito pode ser realmente considerado complicado, pois são textos e legislações que usam termos e expressões diferenciadas, porém com a ajuda da internet, livros e materiais disponíveis, fica muito mais fácil conseguir estudar para o concurso.
Não deixe que o desconhecido assuste e atrapalhe o seu programa de estudo. Ao iniciar o programa de estudo, inclua a leitura de artigos que explica de forma sucinta esse tipo de material.
Dicas para estudar Direito Constitucional para concursos
Para quem puder dispor de uma quantia financeira, a melhor opção é participar de um curso específico que pode ser encontrado diretamente nas escolas preparatórias de concurso.
Procure ler livros sobre o assunto, que sempre agrega conhecimento e informação, aumentado assim o conteúdo e o acesso à disciplina.
O conteúdo de direto é formado por inúmeras leis e muita teoria, por isso seja paciente ao ler uma legislação, leia com calma, anote as dúvidas e faça resumos, que podem contribuir para um bom entendimento.
Use a internet para estudar direito constitucional
Salve uma lista de portais e blogs em seu favorito sobre o assunto, para ter sempre material de consulta disponível. Recorra à pesquisa virtual sempre que for necessário.
Pesquise vídeos e vídeos aulas onde é possível escutar orientações sobre determinados temas, inerentes a essa disciplina.
Existem alguns portais e sites que oferecem fórum sobre o assunto, por isso faça o seu cadastro, interaja com os outros participantes e esclareça suas dúvidas.
Use o portal do Planalto para pesquisa legislação. Alguns livros e temas sobre o assunto podem ser consultados também no portal do Supremo Tribunal Federal. (Leia também Como se preparar para o Concurso do STJ 2012). Hoje em dia muitos estudantes de concursos e professores de direito constitucional fazem parte da rede social, incluindo Facebook, Twitter, entre outros. Os candidatos devem aproveitar para pesquisar material nas redes, onde é possível ter um maior acesso sobre esse tipo de conteúdo.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.