Como escolher uma bicicleta ergométrica
A bicicleta ergométrica é uma ótima opção para quem deseja iniciar uma atividade física aos poucos, e não tem muito tempo para praticar ao ar livre. No entanto, erros durante o exercício podem trazer malefícios, e anular os bens que a prática traz a saúde.
Confira a seguir algumas dicas e cuidados fundamentais para a escolha da bicicleta ergométrica:
Bicicleta ergométrica: cuidados fundamentais
A bicicleta ergométrica, por exigir menos da massa muscular, não é um aparelho que proporciona uma perda calórica grande. Em comparação com a esteira, por exemplo, em condições semelhantes, gasta 40% menos calorias.
No entanto, a bicicleta ergométrica é um aparelho bastante indicado para gestantes, sedentários, obesos e pessoas com problemas nas articulações, já que o impacto é bem mais leve.
Para ser uma aliada na busca por uma vida mais saudável, é fundamental tomar alguns cuidados com a bicicleta ergométrica. Para começar, o selim deve ser posicionado adequadamente, nem muito alto, nem baixo demais. A altura ideal é obtida quando, ao sentar sobre a bicicleta e apoiar o calcanhar no pedal que está mais baixo, os joelhos ficarem semiflexionados.
Para manter a postura adequada, o selim também não deve ficar muito longe do corpo do atleta.
Como qualquer exercício, é importante realizar uma avaliação física prévia, e respeitar os limites do corpo, não exagerando na dose diária.
Acesse outras Dicas de bem-estar em .
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.