Como escolher portas e janelas na hora da compra
As portas e janelas são itens muito importantes quando se esta construindo ou reformando. Além de precisarem estar em harmonia com o estilo da casa e decoração, é possível escolher modelos que atendam mais facilmente às necessidades da família. Outro ponto a se considerar é a segurança. Veja a seguir algumas dicas para fazer as melhores escolhas:
Portas e janelas – Dicas para a hora de escolher e comprar
As portas podem ser feitas sob encomenda ou compradas já prontas. São muitos os materiais disponíveis no mercado, mas uma pesquisa recente mostra que o material mais valorizado é a madeira.
Você deve considerar seu orçamento antes de encomendar ou comprar diretamente nas lojas, é importante que o produto caiba no seu bolso.
Leia também: Decoração com piso lâminado
Em relação às janelas, pense exatamente o que deseja para o ambiente em questão. As janelas podem proporcionar claridade, ventilação e sensação de amplitude do ambiente. Se você preferir privacidade também existem peças capazes de se adequarem perfeitamente.
Já na hora de escolher a porta é preciso considerar também o espaço onde ela será inserida. Quanto mais amplas as portas, mais caras costumam ser e mais difícil encontrar já prontas.
Quando for escolher, fique atenta e dê preferencia para marcas e modelos que possuam certificação do Inmetro ou outra garantia que atenda às normas técnicas exigidas no Brasil.
A escolha de portas e janelas em madeira deve ser feita quando o local exija maior isolamento acústico, por exemplo. Porém, o material mais facilmente pode sofrer com a ação de raios solares e umidade, por isso a madeira deve ser tratada com óleos impregnantes capazes de formar uma película protetora. Os modelos maciços são sem dúvida mais resistentes ao tempo e a pragas como cupins.
Por fim, é preciso ter cuidado redobrado com a instalação destes em madeira para que as portas e janelas não fiquem deformadas. Escolha mão-de-obra já experiente.
A instalação destes deve ser realizada ao final da obra.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.