Como escolher a tinta certa para cada ambiente
Saiba como escolher a tinta certa para cada ambiente. A coloração das paredes – bem como o tipo de tinta escolhido – ajuda a compor a decoração de um ambiente. A escolha do tipo certo de tinta para cada comôdo e material é importante para se transmitir a idéia e sensação corretas.
A tinta certa para cada ambiente – Sugestões
Para o banheiro, por exemplo, a tinta ideal é a acrílica, por ser mais resistente à úmidade.
Para as paredes comuns a tinta látex é bastante resistente, e a mais indicada. Ambientes pequenos combinam melhor com o látex comum fosco, já que o brilho das tintas a óleo ou acrílicas acaba com a sensação de profundidade.
Para a pintura de azulejos em banheiros e cozinhas, especialistas indicam o uso de resinas como époxi, que é altamente impermeável, durável e resistente. A tinta possuí secagem rápida e não descasca facilmente.
A pintura de objetos metálicos exige que antes da tinta se elimine qualquer possibilidade de ferrugem. Para isso, lixar o objeto e passar removedor, para eliminar impurezas e gorduras, é o indicado. Para tais superfícies, o uso de esmaltes, tintas a óleo e automotivas é o ideal.
O mesmo processo deve ser feito antes da pintura de madeira: lixá-la bem. Depois de lixar, é necessário passar um selador, que vai uniformizar o material, e lixar novamente. O melhor tipo de tinta para a pintura de madeira é a em spray, sempre por partes e a uma distância de meio metro.
Caso prefira outro tipo, a tinta a óleo e o esmalte sintético vão muito bem.
Leia também:
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.