Como conseguir flexibilidade nas pernas
Quer aumentar a flexibilidade das pernas e não sabe como? Algumas mudanças na rotina, incluindo exercícios físicos é o caminho para que atingir esse objetivo. Veja aqui algumas dicas de exercícios que podem contribuir para aumentar essa flexibilidade.
Importância dos exercícios para flexibilidade das pernas
Em algumas profissões e atividades é de grande importância que haja um aumento da flexibilidade, principalmente para as atividades como balé, dança, ginástica olímpica e artes marciais. O treinamento deve ser feito com a ajuda de um profissional de educação física, por isso, apesar das dicas, sempre consulte um profissional, para receber a melhor orientação.
Quando o atleta tem mais flexibilidade, isso facilita a mecânica dos movimentos e o mesmo passa a gastar menos energia para executar a mesma tarefa. O treino deve acontecer vagarosamente, aumentando cargas e quantidade de sequencia, de forma que não prejudique os músculos ou cause qualquer tipo de lesões.
Quanto mais jovem inicia o processo de treinamento, melhor é o resultado obtido em relação à flexibilidade. Além de um bom treinamento é preciso muita persistência e paciência, pois o aumento de flexibilidade ocorre aos poucos e vagarosamente.
Antes de iniciar qualquer treino, faça um bom aquecimento e um trabalho de respiração adequado ao sistema de treinamento. Os alongamentos devem ser realizados gradativamente, nunca ultrapassando qualquer ponto de dor ou desconforto, para não causar lesões. Durante as séries é necessário relaxar e não fazer contrações musculares.
Sequencia de exercícios para alongar as pernas
Faça um alongamento da parte posterior da perna e coluna.
O alongamento da coluna é essencial, mantenha a cabeça posicionada na linha dos ombros.
Faça uma série de alongamento com a parte posterior da coxa e panturrilha.
O alongamento da região interna da coxa é outro exercício de importância para flexibilidade das pernas.
Mantenha a coluna reta e alongue a parte lateral da coxa.
Outra sugestão interessante é o alongamento da região anterior da coxa. (Leia também algumas Dicas de exercícios para afinar a cintura).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.